TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre Audiência

Artigo: Sobre Audiência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2015  •  Artigo  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

SOBRE A AUDIÊNCIA:

Como não conseguimos assistir a uma audiência no Fórum Silveira Martins porque a sala em que estava sendo realizada audiência já estava lotada e assim não tivemos nossa entrada autorizada, nós fomos ao Fórum Trabalhista Silvério Soares. Assim como o Fórum Silveira Martins, o Fórum Trabalhista também ocupa uma enorme área bem cuidada, mas que não chega a ser tão imponente quanto o primeiro. Ele abriga também agências de bancos como, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, possui uma espécie de jardim ornamentado com flores e pedras, o que dá um ar mais alegre ao local. As cores predominantes no prédio são branco e vermelho, o que acabou nós chamando atenção por serem cores fortes e chamativas, talvez essa seja a maneira de mostrar a imponência do prédio, diferente do Fórum Silveira Martins, onde predomina um tom de amarelo claro que dá sensação de calma. Ao chegar ao local onde ficam as varas e demais salas, nos deparamos com um ambiente menos formal e elaborado do que pensávamos. O grande salão, com pequenas escadas que levavam de um nível a outro, com salas e recepção mais nos lembrou uma rodoviária.

Assistimos algumas audiências na terceira vara. A sala de audiências é bem confortável, maior do que a que visitamos no Fórum principal (a qual era bem organizada e possuía um ar moderno), com ar condicionado, cadeiras e bancos para as pessoas que desejam assistir a audiência, a disposição da mesa do juíz com a mesa de cada parte é feita em formato de “U”, onde a parte que entrou com a ação sempre fica a esquerda do juíz, enquanto a outra parte fica a direita. No meio, bem em frente a mesa do juíz, há uma cadeira para testemunha que permite o contato “olho-a-olho” entre juíz e testemunha, o que nos chamou bastante atenção por ser uma forma de tornar o testemunho de uma pessoa um momento de muita tensão, talvez até para que o juíz possa fazer seu trabalho de maneira mais eficaz e evitar qualquer mentira por parte da testemunha. Ao lado do juíz também ficam duas pessoas auxiliando-o, suas principais funções que pudemos observar foram as de anunciar as audiências e escrever a conversa entre juíz e advogados durante esse momento. Suas vestimentas eram casuais: calça jeans, tênis e camisa pólo, o que acaba quebrando aquela velha ideia de que todas as pessoas que trabalham em um Fórum devem vestir ternos ou algo bastante elegante. O juíz estava vestido de maneira mais formal: calça, camisa e sapato social juntamente da sua toga; o que não deixa de ser uma maneira de impor respeito, mas, a nosso ver, não de uma forma demasiada, até porque ele estava vestido de forma menos formal do que esperávamos.

Quando chegamos a sala de audiência, recebemos a Pauta de Audiência com o horário e as partes de todas as audiências que ocorreriam durante a tarde, segundo a pauta, cada uma teria duração de dez minutos. E foi isso o que realmente aconteceu na maioria das audiências, o momento de “humanizar” o processo se tornava quase mecânico ao ver pessoas entrando, sentando e saindo rapidamente, muitas vezes sem nem entender o que tinha acontecido. Vimos audiências em que os advogados sentavam, só falavam seus nomes ao secretário de audiência e logo o juíz marcava outra data para uma nova audiência e eles saiam.

A audiência que mais nos chamou atenção foi uma que durou cerca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com