TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto sobre O Incrivel exercito de brancaleone

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  942 Visualizações

Página 1 de 5

COLÉGIO RAINHA DA PAZ 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O INCRÍVEL EXÉRCITO

DE BRANCALEONE 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amanda Bestetti,2 

Gabriela Ferrarini,10 

São Paulo-2017 

 

 

O filme “O Incrível Exército de Brancaleone”, é um clássico do cinema italiano, que foi produzido em 1966, por Mario Monicelli. Retrata a cavalaria medieval satiricamente. A obra apresenta as relações sociais do feudo, do poder da Igreja Católica, o Cisma do Oriente, aspectos da Crise do Século XIV, e a presença de sarracenos. Relacionando com o contexto histórico, a Baixa Idade Média concedeu-se entre o século XI ao XIV, caracterizando a crise do feudalismo. No início desse período, a necessidade de aumentar a produção de alimentos cresceu, e fez com que os senhores feudais explorassem ainda mais seus servos, os quais se revoltaram, intensificando a crise. As Cruzadas, que ocorreram entre os séculos XI e XIII, foram outro fator contraditório para o feudalismo, já que Jerusalém não foi reconquistado pelos cristãos e o cristianismo não se reunificou, permanecendo separadas então as Igrejas Católica Romana e Ortodoxa. A reabertura da naval no Mediterrâneo entre o Oriente e Ocidente (principal fator do desenvolvimento das Cruzadas), acarretou no crescimento de relações econômicas mais ativas, representadas pelo Renascimento Comercial e Urbano.

A PESTE NEGRA

        

A Peste negra foi uma epidemia, que atacou o mundo europeu na segunda metade do século XIV, que criou uma sequência de acontecimentos que auxiliaram para a Crise da Baixa Idade Média, como as revoltascamponesasa Guerra dos Cem Anos e o declínio da cavalaria medieval.

A peste negra teve sua origem, do continente asiático. Seu aparecimento na Europa é associado às caravanas de comércio que chegavam da Ásia por meio do Mar Mediterrâneo. Estima-se que um terço da população européia foi morta por conta da peste.

O crescimento da doença, no começo, foi por meio de ratos e de pulgas infectadas com o bacilo, que quando picavam as pessoas, transmitiam a peste. Em um momento mais evoluído, a doença começou a ser transmitida por via aérea, através de espirros. A precariedade da higiene e habitações que as cidades e vilas medievais tinham que apresentam condições de infestações de ratos e pulgas, também ajudaram com o crescimento da doença.

O conjunto “guerra, peste e fome”, que caracterizou o século XIV, atingiu tanto o feudalismo decadente, quanto o capitalismo nascente. A Guerra dos Cem Anos (1337-1453) entre a França e a Inglaterra, arruinou várias regiões da Europa, ao mesmo tempo em que a peste negra, matou um terço da população européia. Com o estrago dos campos, a destruição das plantações e dos rebanhos, a fome e a morte na Europa aumentaram.

No filme, Brancaleone e seu “exército” aparecem em uma cidade dominada pela Peste Negra.

Esta foi apenas uma das doenças que atacaram a Europa durante a Idade Média. A mortalidade que elas causam não atingia somente os miseráveis, mas até mesmo membros da realeza.

A Peste Negra, iniciada em 1348, apenas ampliou a Crise do Século XIV, acentuando a quantidade de mortes geradas pela fome.

AS CRUZADAS

A guerra pela conquista de Jerusalém iniciou-se em 1095, com a convocação, pelo papa Urbano II, aos cristãos para este fim, como era o caso dos fieis que seguem o monge Zenone. As cruzadas foram assinadas pela matança cometida pelos europeus em relação às populações dos locais de batalha. Alem disso, gerou altos gastos econômicos pra o financiamento das expedições.

Os homens medievais ocidentais sempre viam os seus distintos com repulsão, afetados, covardes e trapaceiros. O filme é bem conveniente ao posicionar um bizantino e um judeu junto aos homens de Brancaleone. Os primeiros, herdeiros do Império Romano do Oriente, que possuíam uma vida mais afortunada, eram julgados com desconfiança pelos europeus por serem letrados e mais prósperos. Alem disso, mesmo sendo também católicos, desde 1054, os bizantinos faziam parte da Igreja Ortodoxa. O personagem Teofilatto Dei Lionzi representa com êxito o ideal desse povo para os europeus. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com