TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto sobre quilombos

Por:   •  13/12/2015  •  Resenha  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 5

O rei de Portugal, em uma carta ao Conselho Ultramarino no ano de 1740, definiu o quilombo como: ''Toda habitação de negros fugidos, que passem de cinco, em parte despovoada, ainda que não tenham ranchos levantados e nem se achem pilões neles''. Essa definição que foi utilizada durante o período colonial e durante todo o império não representa o verdadeiro sentido dos quilombos.

Na maioria das vezes ao estudar sobre quilombos adotamos a mesma definição que D.João V em sua carta ao Conselho Ultramarino, no entanto, ao adotar para si essas definições, o leitor perde a habilidade de problematizar a apropriação desses territórios e fica sem se perguntar por quais razões eles foram ocupados, como foram ocupados e, o que significava uma ruptura como essas de uma sociedade escravocrata.

Nem é preciso dizer quais motivos levavam os negros escravizados a fugir para os quilombos, mas também é interessante pensar que não somente negros ocupavam esses espaços, haviam também índios, negros livres e homens brancos (aqui se referindo também a mulheres), que decidiam livremente viver nesses espaços e se ''libertar'' das imposições da colônia. Até mesmo durante a ocupação dos holandeses no território pernambucano muitos homens livres escolhiam se juntar aos negros que viviam em Palmares, fugindo das altas taxas cobradas pelos neerlandeses e da miséria que assolava sua classe. Ao branco pobre poucas eram as oportunidades, já que a maioria das atividades podiam ser realizadas por negros e não era permitido ao branco realizar tarefas de negro e a produção do açúcar se fechava cada vez mais entre os grandes senhores de engenho.

Os quilombos representavam e representam a resistência do povo negro diante do sistema escravista, mas para além disso, é importante pensar que dentro dessas estruturas o próprio negro que foi inferiorizado e subestimado pelos seus senhores produzia seus alimentos, criava suas próprias formas de organizações e estabelecimento de relações tanto com os que habitavam esses espaços, como com aqueles que estavam fora desse contexto. Mais uma vez usando o Quilombo dos Palmares como exemplo, muitos dos que viviam dentro desse sistema estabeleciam relações comerciais com comerciantes que viviam nos arredores da região, mas cabia a essas pessoas pagarem os palmarinos para poderem comercializar nesses espaços, muitas vezes até dando informações privilegiadas sobre os passos de seus inimigos colonos. Com isso, é possível perceber que os quilombos influenciavam de maneira direta e indireta na colônia.

A África, durante todo o período escravista, até mesmo com a lei de 1831, foi vista como uma fonte inesgotável de mão-de-obra escrava, o que fazia com que o desprezo pelos negros fosse maior, já que seria muito fácil adquirir outros. Contudo, com os quilombos funcionando como resistência a esse sistema escravista, muitos negros saiam de seu papel de explorados e buscavam uma chance de liberdade, já que para se livrar dessa escravidão até mesmo a morte seria um caminho. A oposição que esses quilombos faziam a esse sistema escravista fazia com que o negro adotasse outro papel, lutando contra toda a injustiça, resistindo a um sistema que o escravizada pelo simples fato de terem nascido negros.

Mesmo depois da ''Lei Aurea'', datada de 13 de maio de 1888, que determinava o fim da escravidão, a ocupação dos quilombos ainda foi percebida. A maioria dos que haviam se tornado livres não tinham condições de se manter em uma sociedade que mesmo não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com