TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Egito Atual

Por:   •  15/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAPITAL - UNICAPITAL

CLOVIS RICARDO VARANDAS

GISELE CRISTINA NUNES
LILIAN ARAUJO DA SILVA
LUAN DE ABREU GOMES TARDIOLI
MATEUS DOS SANTOS CONCEIÇÃO

 

SEMANA DA ENGENHARIA – PONTE DE MACARRÃO

SÃO PAULO

2017


CLOVIS RICARDO VARANDAS - RA: 2016002106

GISELE CRISTINA NUNES - RA: 2016013181
LILIAN ARAUJO DA SILVA - RA: 2016012418
LUAN DE ABREU GOMES TARDIOLI - RA: 2017005570
MATEUS DOS SANTOS CONCEIÇÃO - RA: 2016001921

SEMANA DA ENGENHARIA – PONTE DE MACARRÃO

Relatório apresentado ao curso de Engenharia Civil do Centro Educacional Capital - Unicapital de São Paulo – Unidade São Paulo

Coordenador(a): Luiz Vasco Puglia




SÃO PAULO

2017

Resumo: O presente relatório é referente a um evento realizado na própria faculdade, o mesmo, por sua vez, contará a trajetória do grupo até a finalização do projeto.

Palavras chaves: força, macarrão, ponte e fios.

1. INTRODUÇÃO

A competição de ponte de macarrão teve como principal finalidade, propor aos alunos de graduação em Engenharia (seja a mesma Mecânica, Civil ou até mesmo Elétrica), um grande “desafio” durante a Semana de Engenharia.

Este estudo relata todo o processo de construção, esboços, materiais utilizados e o ensaio destrutivo, da ponte de macarrão, obedecendo todas as regras propostas pelo professor coordenador, como por exemplo, somente a utilização de materiais descritos no regulamento da competição.

2. OBJETIVO

O presente estudo teve como objetivo a construção de uma ponte de macarrão, a qual deverá suportar a massa máxima colocada sobre o seu centro, conforme citado na capa, foi realizado por um grupo de 5 alunos, todos por sua vez, regularmente matriculados nos cursos de Engenharia (2 alunos de Elétrica e 3 de Civil), presentes no 2º e 3º Semestre, sob orientação do professor coordenador Luiz Vasco Puglia.

Um dos objetivos principais do trabalho é incentivar os alunos a executarem conhecimentos específicos já realizados em sala de aula, deste modo, os alunos verificaram que uma ponte “campeã” está aliada a cálculos precisos.

3. MATERIAIS UTILIZADOS

3.1. Pistola de cola quente;

3.2. Refil de cola quente;

3.3. Macarrão número 8 da marca Dona Benta;

3.4. Serra de metal 300 mm;

3.5. Trincha ¾’;
3.6. Régua 30 cm;

3.7. Durepóx;

3.8. Transferidor;

3.9. Lixa d’água número 220;

3.10. Tubo de PVC ½’;

3.11. Barra de aço 8 mm;

3.12. Cartolina;
3.13. Balança.

4. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

O arco é uma forma maravilhosa, estável que funciona através de compressão. Toda a pressão sobre o topo do arco é transmitida para o solo, que resiste, reforçando a estrutura que formam o próprio arco. Os romanos foram os primeiros grandes construtores de pontes. Todas as pontes romanas são em arco, estilo que dominou o mundo até o século XIX.

Quanto mais chato o arco, maior a pressão. A tendência do arco é empurrar para fora. É preciso uma solução para cobrir essa pressão. Contrafortes maciços, que irão neutralizar a tendência do arco de sair do lugar.

São obras que permanecem na paisagem com a mesma naturalidade que as montanhas, como podemos verificar no começo do projeto na “Figura 1”. Funcionam sob compressão, não sob tensão. O trabalho sob compressão é como trabalho de pirâmide. E às vezes até tem argamassa, um componente fraco, mas trabalham sem ela. É só pedra sobre pedra.

Figura 1. Croqui da futura ponte em uma cartolina


5. PROCEDIMENTO

5.1. Como podemos observar no título anterior, ficamos fascinados com o designer da ponte em formato de arco, e depois de muita pesquisa, esta foi a escolhida;

5.2. Com o auxilio de uma cartolina, um transferidor e uma régua, fizemos desenhos com medidas reais, dando extrema importância aos ângulos entre os futuros nós, até chegarmos ao tamanho exigido para a competição;

5.3. Após já sabermos o molde da estrutura, começa a etapa da colagem dos fios de macarrão, nesta etapa fizemos tiras, colando os fios;

5.4. Em seguida, as mesmas eram pesadas, pois todo cuidado é pouco, a ponte tem um limite de peso;

5.5. Foram unidas as tiras já pesadas, e logo em seguida coladas com cola quente;

5.6. Vale ressaltar que todas as vezes tínhamos de cortar as pontas das tiras para deixa-las uniformes entre si;

5.7. Em todos os nós foi aplicada a cola;

5.8. A partir das barras de PVC marrom de ½’ fomos colando os nós em formato de arco, sempre respeitando o vão livre, pois já tínhamos a barra de ferro no meio da estrutura;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (171.4 Kb)   docx (303.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com