TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Monte Carmelo - MG

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 4

A História da Minha Cidade

Nome atual: Monte Carmelo

Estado brasileiro em que se localiza: Minas Gerais

A escolha da localização de Monte Carmelo teve origem quando os bandeirantes estavam explorando a região, como estamos longe da costa onde tinha muita gente, eles procuravam algo que pudessem comercializar com maior facilidade, algo que pudessem vender ou trocar.

        Na época a região de Estrela do Sul, era conhecida pelo Rio Bagagem, onde as mulheres lavavam roupas e ali encontravam diamantes. Sabendo disto, os bandeirantes começaram a exploração onde já era o município de bagagem, hoje Estrela do Sul. Com isso o município cresceu,  porem de forma desorganizado e com pessoas de má índole.

        Dessa forma os bandeirantes queriam encontrar um lugar que fosse um pouco afastado, onde pudessem deixar suas famílias. Chegando à região onde hoje é Monte Carmelo, encontraram dois córregos, Mumbuca e Olaria, que possuíam agua em quantidade e qualidade boas. Então tendo boas condições esta região foi se povoando e passou a se chamar Carmo da Bagagem pois, era um distrito ligado a Bagagem, onde todas as decisões e a administração estava subordinado a Bagagem.

        O nome Monte Carmelo veio quando uma comitiva com carmelitas chegou à região. A população queria mudar o nome da cidade pois,  já não pertencia mais a Bagagem. Estas carmelitas identificaram um morro, hoje conhecido como Igrejinha que se parecia com o Monte de Israel chamado Monte Carmel, daí o nome Monte Carmelo.

        A fundadora da cidade foi Clara Chaves que doou um terreno de uma légua quadrada, na região onde estavam as famílias dos garimpeiros, para que eles construíssem uma capela em homenagem a Santa de quem ela era devota, Nossa Senhora do Carmo.

        Contudo para que a historia fosse registrada, no dia 06 de Outubro de 1882 Carmo da Bagagem foi elevado à categoria de vila, e 24 de Maio de 1892 é elevado à cidade, e 25 de Junho de 1900 passou a se denominar Monte Carmelo.

        Monte Carmelo hoje é uma cidade com uma população de aproximadamente 45.770 habitantes (2010). A principal atividade econômica é a produção de telhas, tijolos, artefatos cerâmicos e também é destaque na produção de curtume e de embalagens. Muito conhecida pela produção de café com grãos de altíssima qualidade servindo o Brasil com café do cerrado carmelitano. O município está no eixo de destaque da produção do melhor café do cerrado para exportação, no Brasil.

        Monte Carmelo possui um clima tropical, com estação seca, temperatura média entre 15 e 28 °C. Seu relevo é planalto (60%) e sua vegetação é o cerrado.

        Alguns fatos são muito importantes de devem serem citados:

        - 12/02/1922 Chegada da luz elétrica.

        - 07/09/1926 Criação do grupo escolar Melo Viana

        - 12/03/1939 Ginásio e Escola normal Nossa Senhora do Amparo

Fotografando minha cidade.

Fotos atuais.

[pic 1]

[pic 2]

Fotografando minha cidade.

Fotos antigas.

[pic 3]

[pic 4]

Entrevista

Nome do entrevistador (a): Laura Bernardes Zago

Nome do entrevistado (a): Eliane Colen Moreira Bernardes

Endereço: Av. Engenheiro Heladio Simões, 93.

01 – Como era a cidade de Monte Carmelo anos atrás?

Em 1973, a cidade era circundada pela Avenida do Contorno, só havia calçamento em alguns bairros, a estação de trem funcionava normalmente, a rodoviária era onde hoje é a biblioteca e o número de habitantes era em torno de 10.000.

02 – Há quantos anos a senhora reside aqui?

Há 41 anos.

03 – A senhora frequentou alguma escola?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (442.1 Kb)   docx (345.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com