TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de História Muro de Berlim

Por:   •  6/8/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho de História

Muro de Berlim

[pic 1]

Pessoas ao redor do Muro de Berlim

Colégio Ceom

Nome: Maria Júlia Martins

Disciplina: História

Professora: Rosely

Turma/Turno: 901 - 9º Ano/Manhã

ÍNDICE

           - Muro de Berlim

• 1- Introdução ....................................................... 03

• 2- A Divisão da Alemanha ........................... 03 e 04

• 3- A Construção do Muro de Berlim ............ 04 e 05

• 4- A Queda do Muro de Berlim ................... 05 e 06        

• 5- Imagens .......................................................... 06

• 6- Bibliografia ...................................................... 06

24/08/2011

Muro de Berlim

  1. Introdução

        O Muro de Berlim foi o maior símbolo da divisão do mundo em socialista e capitalista durante a Guerra Fria. Construído para separar a cidade de Berlim em duas, governadas por sistemas diferentes, provocou grande manifesto das pessoas e muitas vítimas que acabaram morrendo tentando atravessar para o lado ocidental. Tendo aproximadamente 150 quilômetros, o Muro de Berlim foi considerado por muitos uma falta de respeito, e, graças a um mal entendido e às manifestações populares, foi derrubado em 1989, com enorme euforia no lado ocidental, que mais tarde juntou-se ao lado oriental e reunificou a Alemanha.

2- A Divisão da Alemanha

        Com o fim da Segunda Guerra Mundial, houve muitas transformações no mundo, e a mais marcante foi a divisão do mundo em países socialistas e países capitalistas.

        Na Alemanha, em 1949, as zonas de ocupação foram divididas novamente, dividindo a Alemanha em dois países, devido aos diferentes sistemas socioeconômicos: a República Federal Alemã (RFA), capitalista, no lado ocidental, influenciada pelos Estados Unidos, e a República Democrática Alemã (RDA), socialista, no lado oriental, influenciada pela União Soviética (URSS).

        Cresceu a disputa entre os Estados Unidos e a União Soviética (essa disputa foi a Guerra Fria), e isso levou à divisão também da cidade de Berlim em dois lados, o ocidental (capitalista) e o oriental (socialista).

        Assim, Berlim Ocidental estava crescendo devido aos investimentos dos Estados Unidos, atraindo os alemães que viviam em Berlim Oriental. Com isso houve um grande deslocamento de pessoas da parte oriental para o lado ocidental naquela época, o que passou a preocupar os governantes de Berlim Oriental, que precisavam impedir de algum jeito a fuga daquelas pessoas.

        

  1.  A Construção do Muro de Berlim

        A ideia da criação de uma fronteira física entre as duas partes de Berlim começou secretamente entre os políticos da RDA, e na madrugada de 13 de agosto de 1961 soldados bloquearam o trânsito para Berlim Ocidental, começando a impedir a passagem de um lado para o outro.

        Para evitar a fuga de milhares de pessoas em busca de liberdade e oportunidades no lado ocidental de Berlim, o governo da Alemanha Oriental mandou levantar urgentemente uma cerca de arame farpado de 150 quilômetros, separando as duas partes de Berlim.

        Em 1962, essa cerca foi transformada em um muro de concreto, que contava com torres de vigilância e zonas minadas, além dos soldados que vigiavam a área enquanto os operários construíam o muro. Esses soldados tinham ordens para atirar nas pessoas que tentassem fugir para o lado ocidental.

        As pessoas a favor do governo da Alemanha Oriental aceitavam o Muro de Berlim, pois afastava a invasão capitalista, por isso chamavam-no de Muro Antifascismo. Já os que apoiavam a Alemanha Ocidental achavam que o Muro era um desrespeito às pessoas, e as privava de seus direitos, por isso chamavam-no de Muro da Vergonha.

        A Alemanha Ocidental protestou contra a construção do Muro de Berlim e a divisão da cidade, mas não teve sucesso. Os Aliados ocidentais reagiram com muita demora, fazendo alguns protestos em frente à fronteira.

        O Muro não respeitou casas, prédios ou ruas, sendo um ato de rigidez vindo da Alemanha Oriental.

        Antes, em outubro de 1961 houve um confronto perigoso entre tanques dos EUA e da URSS em Berlim, mas as potências não queriam que começasse uma guerra armada, com risco nuclear, e então se retiraram no dia seguinte.

        O Muro de Berlim, o maior símbolo da Guerra Fria, simbolizou a divisão do mundo em dois blocos, porém trouxe muita tragédia para muitas pessoas, pois houve muitas vítimas que tentaram atravessar o Muro e foram torturadas e mortas pelos soldados.

        Na Alemanha Oriental, quem tentasse fugir para o lado ocidental e discordasse da rigidez oriental era considerado desertor da república, sendo assim severamente punido e muitas vezes morto.

        Muitas famílias foram separadas de repente por causa da construção do Muro de Berlim, e ele chegou a ser reforçado por quatro vezes, com cercas elétricas e valas para impedir a passagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (95.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com