TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetoria do Cangaço

Por:   •  27/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

CANGAÇO

        Este movimento é de extrema importância para o Brasil, pois marcaram intensos valores na cultura Brasileira e principalmente do Nordeste. São caracterizados por dois lados opostos, um de brutalidade, criminosos e impiedosos, e outro de vingadores por bons motivos, de reparar a forma como se deu a distribuição de terras no Brasil e ajudar os pobres.

        Os cangaceiros tiveram sua origem na metade do século XVIII, o primeiro deles teria sido José Gomes ou Cabeleira, que aterrorizava na região do Recife. O termo Cangaço é proveniente de uma peça de madeira chamada canga, utilizada em pescoço para bois de transporte. O movimento veio ganhar força no final do século XIX.         Uma época em que os crimes aumentaram em vista desses nômades nordestinos.

        Para muitos o cangaço eram grupos de criminosos, mas atuavam muito mais pela situação vivida no nordeste, como as questões sociais e dos fundiários. O mais famoso desses cangaceiros foi Virgulino Ferreira da Silva, que de certa forma comandava em nome de justiça, o Lampião. Atuou nas décadas de 1920 e 1930 percorrendo quase todo o nordeste brasileiro. Diante dos conflitos era brutal, uma das marcas era dar o ultimo golpe com um punhal na clavícula do inimigo. Porém há relatos de que após matar os seus inimigos, reunia todos da cidade para festejar e dançar. Outro paradoxo de lampião era sua habilidade para costurar, não é por acaso que o cangaço é bem caracterizado por suas vestimentas, pois o próprio Vigulino valoriza os melhores costureiros do grupo, que eram classificados como sub líderes.

        Como dizem que atrás de um grande homem há uma grande mulher, esta era a Maria Bonita, uma baiana que foi praticamente casada com Lampião com quem teve sua filha Expedita. Considerada a primeira mulher cangaceira, de muita coragem. E seu apelido era valido para época, pois estava sempre bem arrumada mesmo em meio ao caos.

        O cangaço durou por longos anos, pois o próprio governo tinha um contato estreito com o grupo. Em um dos arquivos encontrados de Lampião foram encontradas cartas de chefes de estado, da elite nordestina e de muitos pedintes, que buscavam favores como de dinheiro para poderem colocar seus filhos em boas escolas. Eles o mantinham vivo também por ainda ser uma alternativa de eliminar os seus inimigos por cobranças de dividas, era uma forma de formar um exercito de mercenários. O declínio só veio com a intervenção do governo de Getúlio Vargas. Este determinou que qualquer foco de desordem no território deveria ser eliminado e empreendeu uma caçada por Lampião, símbolo do Cangaço. Todos os cangaceiros que não se rendiam eram mortos pelo governo, o que aconteceu com Virgulinas no no dia 28 de julho de 1938. Vários cangaceiros foram degolados e suas cabeças foram conservadas para exposição no nordeste, como forma de demonstração do que aconteceria com os nãos cumpridores da ordem.

        O cangaço não foi apenas um fenômeno na historia do país, mas sim o ato de rebeldia contra as imposições do governo, herdeiros de alguns indígenas que não aceitaram a cultura mercantilista dos colonos e lutaram por sua liberdade.

[pic 1]

UILSON PASSOS

ALEX MELO

GABRIEL ALVES

LAISE ANDRADE

2831

CANGAÇO

2015

SALVADOR

        

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com