TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade, sistema de inovações imaturas

Tese: Universidade, sistema de inovações imaturas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Tese  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade, Imaturo sistema de inovação – substituem e complementam as empresas de P & D

Avalia as interações do estado de Minas Gerais, a partir daí entender o Brasil

1. Antecedentes: interações em maduros e imaturos INE

Existem três tipos regimes de interação no qual Minas Gerais (Brasil) está no regime II, onde a produção cientifica cresce e pode determinar alguma produção tecnológica, mas não a ponto de viabilizar um efeito retro-alimentador sobre a produção cientifica.

No Brasil as empresas não estão envolvidas em pesquisas de P & D, ao contrário dos países desenvolvidos que estão constantemente envolvidos em atividades de P & D

a introdução de uma nova ferramenta de pesquisa e utilizando dados do Grupo de Pesquisa CNPq Directory (ano 2002), descobre pontos de interação para o NSI brasileiro. Rapini pesquisas para os jogos entre as empresas (por setores ISIC), e Grupos de Pesquisa (por S & E campos) e encontra os seguintes pontos de interação: Agricultura (setor ISIC) e Agronomia (campos Ciência e Engenharia classificados pela CNPq); Mineração e Geociências; Pulp & Paper-Florestal e Engenharia; Máquinas e mecânico Engenharia; Eléctrico e Electrónicos e Engenharia Elétrica; Metalurgia e Materiais e Engenharia Metalúrgica; Produtos químicos e engenharia química.

Estes dados sugerem que, a fim de sobreviver, mesmo em sectores de baixa e média tecnologia tais como mineração, papel e celulose, ferro e aço, agro-alimentar, etc, o papel das universidades e institutos públicos não deve ser subestimada. Este achado é importante para qualificar o importância das universidades para os países menos desenvolvidos.

início tardio da formação universitária e instituto de pesquisa

o atraso histórico da industrialização no Brasil

2. MINAS GERAIS, os dados sobre as empresas e um achado em o PAPEL SUBSTITUTIVO DAS UNIVERSIDADES

Um estado do Sudeste, Minas Gerais tem 17,9 milhões de habitantes e aproximadamente 10% do PIB brasileiro (PIB estadual 3 no Brasil) .1 Minas Gerais está em um nível intermediário de diversificação tecnológica no Brasil, abaixo de São Paulo – o levando estado -, à frente de Amazonas, Pernambuco, Espírito Santo, e, ao mesmo nível como Rio de Janeiro e os estados do Sul (FAPESP, 2005). Minas Gerais é um estado que pode resumir as principais características do Brasil, social e economicamente. Para exemplo, tomando como referência um mapa para índices de desenvolvimento humano local, Minas Gerais tem ambas as regiões com níveis mais baixos que são típicos dos pobres estados do Nordeste e regiões com altos níveis típicos de São Paulo. No campo tecnológico, Minas Gerais tem tanto empresas de alta tecnologia em biotecnologia e software e agricultores que trabalham com muito ferramentas primitivas

Quadro dos estados (colar quadro)

Quadro 2 QUADRO 2: Importância das universidades e institutos de pesquisa públicos como fontes de informação para as atividades de inovação das empresas, de acordo com as características de P & D, Brasil, 2003.

University as source of information

(Esta seção mostra dois pontos importantes a respeito das empresas R & D e compromisso universidades. Em primeiro lugar, há um compromisso limitado a actividades de I & D entre Brasil empresas industriais. Em segundo lugar, como esperado, existe uma correlação entre a I & D-performer empresas e a importância que atribuem às universidades.)

3. Minas Gerais e o desenho do questionário

140 entrevistados de 180

4. Os resultados da pesquisa: identificar e qualificar o papel duplo DAS UNIVERSIDADES

Quadro1 e quadro 2

Nestas respostas é possível observar dois importantes semelhanças ao Inquérito CM: as universidades e institutos de pesquisa são mais importantes como fontes que contribuem para a conclusão do projeto, e próprio das empresas operações de produção são a fonte mais importante para a conclusão do projeto.

Quadro 3

Outra questão relacionada é a "utilização dos resultados da investigação e recursos públicos em R & D industrial "(ver Tabela 2, Cohen et al, 2002: 9). Em MG Survey, laboratórios foram incluído como um novo tópico, e foram marcados como, pelo menos, "moderadamente importante" por 62,6% de todos os entrevistados (ver Tabela 4). Esta descoberta sugere que os recursos da universidade pode ser uma alternativa de terceirização de investimentos dispendiosos por R & D-performers. dois exemplos ilustram o papel dos laboratórios universitários complementando da empresa R & D. um empresa, da indústria do aço, contratou um laboratório da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) para realizar uma análise de minério de ferro extraído de uma nova mina. a razão por isso é que o equipamento é muito caro e que a empresa iria utilizá-lo apenas esporadicamente. Além disso, uma outra empresa, a partir de agora o setor de alimentos, contratou um laboratório de Unicamp (Campinas, São Paulo), para avaliar as características nutricionais de um novo produto (necessário para o produto para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com