TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

União das Repúblicas Soviéticas Socialistas

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

URSS é a sigla para União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (em russo, Soiuz Sovietskikh Sotsialisticheskikh Respublik), criada em 1922, pelo líder da Revolução Bolchevique, Lênin. Era uma federação de várias repúblicas lideradas pela Rússia, instituindo pela primeira vez na História, um regime socialista.

A URSS começou com a conquista do poder pelo Congresso dos Sovietes de toda Rússia, dirigido pelo partido bolchevique, que promulgou imediatamente uma série de decretos através dos quais a Rússia deixaria de combater na I Guerra Mundial, toda terra seria nacionalizada e se constituiria o Conselho dos Comissários do Povo (Sovnarkom), que atuaria como primeiro governo dos trabalhadores e dos camponeses presidido por Lênin.

Os sovietes (conselho, em russo) eram o órgão criado pelos trabalhadores e soldados russos durante a Revolução de 1905 e que fora derrotada. Neste órgão, os trabalhadores exerciam um poder ao mesmo tempo executivo e legislativo, elegendo seus representantes a partir dos locais de trabalho e quartéis.

A Nova Política Econômica foi à economia adotada na União Soviética para tirar o país da crise após a guerra civil.  Os princípios da NEP baseavam-se em estabelecer liberdade de comércio interno, liberdade de salário aos trabalhadores, autorização para o funcionamento de empresas particulares e permissão de entrada de capitais estrangeiros para a reconstrução do país. Com tais medidas, a iniciativa privada voltou a explorar pequenos núcleos agrícolas, industriais e comerciais. A iniciativa revelou uma medida desesperada da União Soviética.

No ano de 1924, o governo russo foi seriamente abalado com a morte de Vladimir Lênin. Foi nessa situação que os líderes políticos Leon Trótski e Josef Stálin disputaram entre si o controle da URSS. Tendo uma articulação política mais vigorosa e um discurso voltado para as questões internas do país, Stálin acabou assumindo o governo.

Quando Stalin se consolidou no poder, a NEP foi abandonada e substituída pelo Planejamento Econômico centralizado, onde o Estado por meio dos planos Quinquenais planejava investimentos, quantidade e qualidade de produção, distribuição e preços. A NEP já era criticada por ter causado escassez de grãos, o que fez o Estado desenvolver a economia planificada.

Entre os anos de 1927 e 1953 a União Soviética foi comandada por Josef  Stalin. O líder que buscava a reforma  da sociedade soviética e fazia planos econômicos agressivos. O ditador soviético iniciou a coletivização forçada das terras, em  1929, que teve resistência nas terras mais produtivas de cereais, terras ucranianas. Em planificações  econômicas, os planos quinquenais (de 5 em 5 anos) Stalin colocava metas exageradas e nunca alcançadas.

No ano de 1936 ocorreram os Grandes Expurgos, membros opositores de  Stalin pertencentes ao próprio PCUS (Partido Comunista da União  Soviética) foram expulsos do país. Com Stalin no poder a imagem da URSS havia mudado da que Lênin pretendia construir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com