TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE REFLEXIVA DE TEXTOS

Por:   •  14/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

FABIO JOSE DA CUNHA

ANÁLISE REFLEXIVA DE TEXTOS

A atividade apresentada a Universidade Paulista como requisito avaliativo da Disciplina Pratica de Ensino: Introdução a Docência.

Pimenta Bueno-RO, Maio de 2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................................3

1. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:.............................................................3

1.1 textos: Educação? Educações: Aprendendo com o índio.....................................3

1.2 O Fax do Nirso.....................................................................................................3

1.3  A História de chapeuzinho vermelho (na versão do lobo)..................................3  

1.4 Uma pescaria inesquecível...................................................................................5

1.5 A folha amassada..................................................................................................5

1.6 A lição dos gansos................................................................................................5

1.7 Assembleias na Carpintaria..................................................................................6

1.8 Colheres de Cabo Comprido................................................................................6

1.9 Faça parte dos 5%.................................................................................................6

1.10 O Homem e o Mundo.........................................................................................6

1.11 Professores Reflexivos.......................................................................................7

1.12 Um Sonho Impossível? ......................................................................................7

1.13 Pipocas da Vida..................................................................................................7

2 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................8

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem como objetivo a análise reflexiva sobre textos e suas aplicabilidade no cotidiano, tanto na vida dos alunos e suas práticas escolares, quanto no exercício profissional do professor. Portanto foram realizadas análises separadas de 13 textos com reflexões pessoais e abrangentes no contexto social.


1. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

  1. Educação? Educações: Aprendendo com o índio.

O papel da escola é melhorar o conhecimento científico do aluno, sem desconsiderar os valores adquiridos no contexto familiar, como a cultura religiosa, costumes, ritmos que por sua vez são adquiridos com o convívio familiar e da comunidade no qual o aluno está inserido. O texto faz ressalva sobre a complementação curricular da cultura local a ser desenvolvida na escola da região, como por exemplo, escolas indígenas, para uma escola urbana ou uma escola da zona rural.

1.2 O Fax do Nirso

A educação escolar tem o objetivo de ensinar as normas padrão da Língua Portuguesa, portanto, são regras e normas para serem usadas na escrita e em lugares de acordo com local, região, escolaridade com quem se fala. Porem a escola tem o papel de elevar a tecnologia e as tendências em mudanças, no qual as redes sociais permitem alguns desvios na comunicação, no caso do texto a reflexão se da pela escolaridade e conhecimento das normas padrão da Língua que não possui o Nirso, portanto este conhecimento não impede a comunicação e interação com a empresa e seus clientes, além disso, a cultura do país conserva a visão capitalista.  

  1. A História de chapeuzinho vermelho (na versão do lobo)

.

        O professor e sem dúvidas é formador de opiniões, é ele quem conduz a metodologia entre o aluno e ensino aplicado, cabe ao professor estar atualizado dentro das exigências que abrange a sociedade na atualidade, os problemas sociais, ambientais, humanos e divergências de valores no qual a escola induz o aluno ao sesso crítico. Desta forma o professor não precisa aplicar somente a verdade, mas levar o aluno a refletir sobre a verdade oculta nos textos, de forma a crítica e que estenda esse aprendizado para a vida na formação de seus conceitos.

  1. Uma pescaria inesquecível

A ética está no currículo escolar relacionado em todas as disciplinas e deve ser trabalhada de uma forma interdisciplinar. O texto nos apresenta a situação em que o pai leva o filho a ter vantagens não agindo eticamente mesmo estando sozinhos à beira do lago. O pai aproveita o momento para ensinar ao filho a lição de fazer o certo sempre e em todas as situações que se apresentarem. Percebe-se que a ética e a moral estão ligadas a conduta familiar e a partir de então, a escola trabalha as virtudes considerando o conhecimento do aluno. O ideal seria ter uma grade curricular somente para código de ética, pois diante do avanço tecnológico, percebe se que a "instituição família" tem perdido partes dos valores e a responsabilidade maior acaba ficando a cargo da escola.

  1. A folha amassada

E comum situações repentinas de alunos explosivos na escola, diante disso o  professor necessita de manejo adequado para lidar  com tais demandas, logo se faz necessário aproximar-se do aluno e entender os motivos para tal comportamento, portanto o papel do professor não é somente ensinar a disciplina da grade curricular, mas entender as razões das expressões comportamentais emitidas pelo aluno. Os professores podem reforçar alguns valores como honestidade, reciprocidade, respeito, companheirismo e amor ao próximo.

  1. A lição dos gansos

        O presente texto nos leva a refletir sobre a importância da convivência em grupos, pois ninguém vive sozinho. Vivemos em comunidade e precisamos uns dos outros. Tudo a nossa volta esta relacionado a convivência em grupos e equipes, como por exemplo, as empresas  que usam sempre o termo equipe, pois um grupo pode ter objetivos diferentes, mas uma equipe trabalha em conjunto em prol do bem comum.


  1. Assembleias na Carpintaria

        Destacar os defeitos é importante, mas de forma que sejam revisto na medida em que o aluno aprenda com seus erros. Muitas vezes observamos os defeitos dos outros justamente para esconder os nossos, como o texto abordou, todos tem defeitos e todos têm qualidades, o importante é ser trabalhado ambos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com