TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva Leitura e Análise, e Produção de Texto Sobre a Competência Geral de Número 4

Por:   •  26/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  2.912 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Nome Completo: Karine de Oliveira Silva

RGM:26483955

Instituição: Unifran

Data:

Curso: Formação de professor de física

Disciplina: Estágio

ATIVIDADE BNCC 1 - LEITURA E ANÁLISE, E PRODUÇÃO DE TEXTO   SOBRE A COMPETÊNCIA GERAL DE NÚMERO 4

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) elaborou dez competências gerais que garantem aos estudantes ao longo da Educação Básica o desenvolvimento delas. É compreendido como competência na BNCC da seguinte maneira: a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. (BNCC, 2018, p.8)

No documento feito pelo Movimento pela Base[1] , elucida as dez competências gerais desta forma: 1ª competência: conhecimento; 2ª competência: pensamento científico, crítico e criativo; 3ª competência: repertório cultural; 4ª competência: comunicação; 5ª competência: cultura digital; 6ª competência: trabalho e projeto de vida; 7ª competência: argumentação; 8ª competência: autoconhecimento e autocuidado; 9ª competência: empatia e cooperação; e pôr fim a 10ª competência: responsabilidade e cidadania.

A quarta competência está descrita assim na BNCC (2018):

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Tendo compreendido a descrição fica lúcido que a quarta competência se trata sobre a comunicação, sendo englobado os seguintes itens conforme o documento feito pelo Movimento pela Base:

  1. escuta: compreensão e processamento do que é dito por outras pessoas com atenção, interesse, abertura, ponderação e respeito.
  2. expressão: expressão de ideias, opiniões, emoções e sentimentos com clareza. compartilhamento de informações e experiências com diferentes interlocutores. domínio de aspectos retóricos da comunicação verbal com garantia de compreensão do receptor.
  3. discussão: expressão de ideias originais com clareza, conectando-as com as ideias de seus interlocutores e promovendo o entendimento mútuo. utilização de perguntas/resumos e análise de argumentos e evidências para preservar o foco do debate.
  4. multiletramento: comunicação por meio de plataformas multimídia analógicas e digitais, áudio, textos, imagens, gráficos e linguagens verbais, artísticas, científicas, matemáticas, cartográficas, corporais e multimodais de forma adequada.

No campo escuta o que o estudante deve desenvolver ao longo da Educação Básica é a compreensão e processamento do que é dito por outras pessoas com atenção, interesse, abertura, ponderação e respeito. Toda via, cada etapa da vida educacional do aluno tem objetivos distintos para atingir a meta. No ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano) tem como objetivo que os alunos ouçam as pessoas com atenção, interesse e respeito por suas ideias e sentimentos.

No campo expressão, já temos três metas a serem atingidas, a primeira é expressão de ideias, opiniões, emoções e sentimentos com clareza, segunda é compartilhamento de informações e experiências com diferentes interlocutores e por último a terceira tem como meta o domínio e aspectos retóricos da comunicação verbal com garantia de compreensão do receptor. Deste modo, é esperado que o aluno do ensino fundamental dos anos finais tenha a primeira meta alcançada, sabendo como exteriorizar as suas ideias, opiniões, emoções e sentimentos com clareza; a segunda meta conseguir compartilhar com pessoas de seu convívio pessoal e social; já a terceira meta aprimorar aspectos retóricos de comunicação verbal e oferece respostas adequadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com