TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise do Livro: Estórias Abesonhadas

Por:   •  28/3/2017  •  Resenha  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 4

Analise do livro: Estórias Abesonhadas

Capítulos: O abraço da serpente

Sapatos de tacão alto

O capitulo ‘’O abraço da serpente’’ começa com uma noticia do radio sobre a morte de Acubar Aboorbacar e depois volta ao passado para contar como isso aconteceu, que mostra o sonho que ele teve com a cobra e como que ele levou a mordida da cobra, e acabou morrendo. A historia se passa em dois lugares, na estrada e em casa. Além do personagem Acubar, na historia também temos presença do seu filho, e de sua mulher.

Na narrativa, temos presença de alguns neologismos, como: ‘’devaneios’' (que significa fantasia), ‘’redesatou’' (que significa por em pratica novamente), ‘’desviver’' (que significa deixar de viver) e ‘’monstriforme'' (não tem um significado, porem podemos ver que é uma mistura das palavras monstro e uniforme)

No final da narrativa, podemos ver uma comparação entre cobra e a mulher, no qual a cobra é feita de enganos, igual a mulher de Acubar, que nem liga para a morte do seu marido. E também em relação a mulher, temos a presença de uma metáfora que diz que a mulher traiu o seu marido: ‘'Podia a mulher, certificada esposa, ter escolhido outros sabores entre os estrangeiros fardados’' (pagina 82 - ultimo parágrafo).

Temos uma presença muito grande da fantasia nesse capitulo, e toda a fantasia esta relacionada a cobra, do sonho de Acubar. Essa cobra o ‘'mordeu por dentro’' e fez Acubar se transformar em uma epiderme, com escamas verdes. ‘'Então o miúdo viu o pai transitando de derme para epiderme, lhe parecendo visíveis umas escamas verdes-esverdeadas‘' (pagina 84 - ultimo parágrafo).

Acubar pertenceu a exercito, e ele participou de umas guerra, então em vários momentos fala que o pai não é mais o mesmo desde que ele voltou da guerra. E também no momento em que o filho acha a boina azul no meio da estrada, ele fala que acha que pertenceu a um dos soldados. ‘’No chão se exibia, arrogante, uma boina azul, dessas. Teria tombado dos carros das Nações Unidas? Seria desses soldados que exercem a exclusiva profissão da Paz e que dão ao mundo mais noticias de sossego?’' (pagina 82 - primeiro parágrafo)

Esse capitulo não temos muita a presença da cultura moçambicana, porem temos um trecho que conta de onde veio o ‘’mundo paralelo’’ do sonho de Acubar, que foi nesse sonho que ele viu a cobra: ‘’Mas lhe veio a lembrança, em reminiscência. O avesso da vida não é a morte mas outra dimensão da existência’’ (pagina 84)

No capitulo ‘'Sapatos de tacão alto'' não fala sobre o tempo que se passa, não tem relação a guerra, e nem existência de fantasia.

Esse capitulo é sobre um menino e sua família que morava em um bairro chamado Esturro, e que desde que a mulher de seu vizinho (Zé Paulão) fugiu de casa, ele anda tendo um caso com uma mulher misteriosa, e então toda a família do menino (que não fala o seu nome durante a historia) ficam zoando o Zé pois ninguém nunca viu essa mulher, ate que um dia o menino resolve ir ate a varanda de Zé para ver quem era a mulher misteriosa e Zé acaba vendo que ele esta la, e o menino sai correndo.

Temos presença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com