TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise do Filme

Por:   •  28/9/2020  •  Resenha  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Literatura Infantil Universal

Tutora a Distância: Juliane de Sousa Elesbão

Aluna: Paloma Ribeiro Rabelo Serpa

Portfólio 01

Assista ao filme SHREK 1, dirigido por Andrew Adamson e Vicky Jenson, e estabeleça, a partir da análise dessa película, uma contraposição entre os contos de fada tradicionais e os recontos desse gênero discursivo na atualidade. Procure observar: enredo, caracterização dos personagens, a intencionalidade do texto, entre outras questões.:

SINOPSE E DETALHES

Em um pântano distante vive Shrek, um ogro solitário que vê, sem mais nem menos, sua vida ser invadida por uma série de personagens de contos de fada, como três ratos cegos, um grande e malvado lobo e ainda três porcos que não têm um lugar onde morar. Todos eles foram expulsos de seus lares pelo maligno Lorde Farquaad. Determinado a recuperar a tranquilidade de antes, Shrek resolve encontrar Farquaad e com ele faz um acordo: todos os personagens poderão retornar aos seus lares se ele e seu amigo Burro resgatarem uma bela princesa, que é prisioneira de um dragão. Porém, quando Shrek e o Burro enfim conseguem resgatar a princesa logo eles descobrem que seus problemas estão apenas começando.

FILME

Quando se pensa (ou se pensava) em um príncipe, a última imagem que viria em mente seria de Shrek. Ele é um ogro que mora em um pântano (e adora morar lá). É gordo, fedido, não possui educação, e tampouco um castelo.

Lorde, chamado Farquaad, é um malvado de baixa estatura e sem nenhuma beleza aparente. Ele precisava casar-se com um princesa para validar seu reinado. Ele expulsa vários personagens de contos de fadas do pântano e para resolver a situação, Shrek precisa resgatar uma princca e trazé-la para Farquaad, já que ele nem se deu ao trabalho de lutar por ela. Quem o acompanha nessa missão de eresgate, é um burro falante e desajustado. O ogro e o burro se deslocam até o castelo, lá chegando, eles travam uma luta com um dragão (fêmea) que fazia segurança do castelo. O mais difernte é que essa distinta guardiã, se apaixona pelo burro, formando um casal mais que estranho.

Fiona, uma princesa, pra lá de estranha, se decepciona ao saber que foi resgatada por um ogro. Essa princesa, também foge do padrão das tradicionais princesas, principalmente durante à noite quando se transforma em uma ogra. Na viagem para o castelo de Lorde Farquaad, Shrek acaba descobrindo o segredo de Fiona e eles acabam se apaixonando.

A princesa teria se preparado para à quebra desse encanto com o beijo do verdadeiro amor. Ela acreditava que no momento do beijo ela assumiria à forma perfeita (uma princesa linda). Já no final do filme quando ela é beijada por Shrek, o encanto é quebrado, mas ela assume defitivamente a forma de ogra.

O filme foge completamente do tradicional, pois seus personagens tem um tom de caricatura, além de situações engraçadas com personagens bastantes conhecido que existem no mundo literário infantil.

Para nós que conhecemos bem esses personagens, como é o caso do pinóquio, gato de botas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com