TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação Do Farmacêutico Na Ancologia

Por:   •  1/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC

ERYANDSON ACIOLI DE MORAIS

A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA ANCOLOGIA

MACEIÓ/AL

2022/02

No dia 17/11/2022 foi realizado uma palestra realizada pelo farmacêutico Daniel Porto, na qual ele tinha como aborda o tema sobre “A atuação do farmacêutico na oncologia” ressaltando alguns problemas como a dificuldade de presta a assistência farmacêutica onde o profissional em si pode acarretar sentimentos que separe ele do seu profissionalismo com o âmbito familiar, além dos riscos que o farmacêutico acaba se submetendo por conta de substancias quimicamente toxicas.

Alguns desafios opostos ao farmacêutico é na forma dele interagir com o paciente de modo a solucionar problemas que envolvam ou não o uso de medicamentos, porque o paciente em si ao receber as informações de ter adquirido uma determinada doença que pode ou não o levar a morte ele acaba reagindo de formas que ao iniciar a terapia ele não siga de forma correta por exemplo, além de acompanhar os seus resultados, para que desta forma, a orientação do tratamento seja feita de forma consciente e segura, no qual esse acompanhamento envolver vários profissionais e necessita ter bastante cuidado para saber lidar de forma ética.

O tratamento quimioterápico é uma forma que funciona com aplicação de substâncias citotóxicas no organismo, é um método que funciona bem e tem resultados relevantes, mas causa também diversos efeitos que é uma dificuldade para quem enfrenta a doença. Este método de terapia vem acompanhado de alguns efeitos e reações que o paciente acaba sendo acometido como por exemplo diarreia, desconforto abdominal, náuseas, vômitos, alteração no peso e infecções que interferem no dia a dia dessas pessoas causando um impacto na sua qualidade de vida.

Quando o farmacêutico vai realizar consultar farmacêutica ele se depara com o paciente, mas não sabe a forma que o paciente vai interagir com a doença e como a doença vai interagir com os medicamentos que serão administrados, além de também se o paciente vai ter condições ou não de aderir o tratamento quimioterápico devido ao seu alto custo por exemplo.

Devido a essas dificuldades podemos observa que o auxílio do farmacêutico ao paciente tem a intenção de garantir a segurança da farmacoterapia do doente e assegurar a sua eficácia, visando um tratamento eficiente e de qualidade. Os cuidados farmacêuticos surgem como alternativa, buscando aprimorar a utilização de medicamentos, alcançando resultados concretos por intermédio de uma relação entre o paciente e o farmacêutico.

E nessas atividades observamos que o farmacêutico ele irar atuar na avaliação das prescrições médicas, analisando de forma clínica e detalhada se os medicamentos que será administrado estão com a posologia e via de administração corretas, além de também ressaltar a interação do medicamento com outros fármacos, com alimento ou com alguma outra coisa.

Na oncologia o farmacêutico ele não vai se torna um coadjuvante porque ele atua na manipulação e gerenciamento dos medicamentos utilizados, em suas diferentes etapas, garantindo que os procedimentos sejam realizados da maneira adequada, conforme indicação e posologia. Ele é o responsável pela gestão da farmácia clínica e de programas de atenção farmacêutica, o profissional é um profundo conhecedor das drogas e diferentes terapias que muitas vezes lida com situações de alta complexidade, assumindo uma atividade de grande importância para o sucesso do tratamento do paciente com câncer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com