TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação “N2” Da Disciplina A Ficção Brasileira Moderna

Por:   •  2/6/2023  •  Ensaio  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

CENTRO DE EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES

CURSO DE LETRAS/PORTUGUÊS

SAMIA SANTOS KHOURY

AVALIAÇÃO “N2” DA DISCIPLINA A FICÇÃO BRASILEIRA MODERNA - PROSA

RIO BRANCO - ACRE

2021


[pic 2]

SAMIA SANTOS KHOURY

AVALIAÇÃO “N2”

DA DISCIPLINA A FICÇÃO BRASILEIRA MODERNA - PROSA

Avaliação N2 apresentada em cumprimento aos créditos da disciplina Ficção Brasileira Moderna - Prosa, ministrada pela Prof. Dra. Camila Bylaardt Volker, da Universidade Federal do Acre/UFAC, do curso de Licenciatura em Letras/Português.

RIO BRANCO – ACRE

2021

Questão 1

A temática do sertanejo é uma constante nas obras de Graciliano Ramos, que o retrata em contramão de como ele era idealizado até então. Tenhamos como exemplo Euclides da Cunha e Guimarães Rosa, que relacionam à figura do sertanejo, um forte, um valente. Para Graciliano, o nordestino era conformado, se reconhece como fraco, isso é aplicado em uma de suas principais obras, Vidas Secas, em que os personagens fogem apenas para sobreviverem. O autor buscou exemplificar figuras humanas que se reconhecem como fracas e conformadas, reféns de um espaço hostil social e geográfico. A linguagem do autor é um fator importante para a construção dessa figura, por fazer uso de palavras que nos envolvem na história. Em Vidas Secas, Fabiano frequentemente expõe sua revolta interna, não tem o dom da palavra e muitas vezes sente-se oprimido, mas sem enxerga o que fazer, apenas aceita, seu discurso é carregado de conformismo. Sinhá Vitória, sua esposa, surge parecendo ser seu contraponto, é pragmática, possui uma ambição porém limitada.

Questão 2

Em sua obra “Famigerado”, Guimarães Rosa evidencia a importância da linguagem e propõe uma leitura de imaginação. Rosa não cria suas narrativas partindo de imagens, mas espontaneamente seu texto é imagético. As construções feitas pelo autor em suas histórias permitem que o leitor construía sentidos e significantes. Em “Famigerado” temos o exemplo do nome do personagem Damázio, que possui relação sonora com o vocábulo “adamado”, que remete a “filho de mulher dama”, além disso, o nome pode ser associado a palavra “amásio”, que equivale a “amancebado”. Todas as relações de significados podem ser associadas a imagem do sertanejo em suas duas faces, valente e matador ao mesmo tempo que seu nome relaciona-se com vocábulos que acenam para o sentido de medroso.

Outra relação associada a uma potência sonora dentro desta obra acontece quando o próprio Damázio tropeça no significante da palavra Famigerado: “- Vosmecê agora me faça a boa obra de querer me ensinar o que é mesmo que é: famisgerado... faz-me-gerado... falmisgeraldo.. familhas-gerado...” (ROSA, 1975, p. 11). Esse deslocamento dos fonemas materializados pelo personagem, podem remeter ao meu ver, um relação direta com a própria posição ética no sertão em que habita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com