TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Por:   •  20/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PORTUGUÊS INTRUMENTAL

ADISSON JOSÉ LYRA COSTA

RECIFE, 2017

RESPOSTAS AOS EXERCÍCIOS SELECIONADOS DOS CAPÍTULOS 24 E 25 DO LIVRO “LIÇÕES DE TEXTO – LEITURA E REDAÇÃO”, DE PLATÃO E FIORIN

LIÇÃO 24

  1. D
  2. B
  3. E
  4. .
  5. C
  6. B
  7. .
  8. .
  1. “Neste momento”: está relacionado ao período de tempo contido na pergunta do entrevistador
  2. “Naquela ocasião”: refere-se à situação em que se encontrava a inflação em fevereiro, que, se não contornada, deixaria o país ingovernável
  3. “Na época”: diz respeito a também fevereiro daquele ano.
  4. “Momento de emoção”: indica o estágio emocional citado no começo do texto
  5. “esse momento”: retoma ao termo anterior “momento de emoção”
  1. Eu reescreveria assim: “Mas o “fiscal do Sarney” foi importante, pois ele fez nascer uma consciência nova da cidadania.”
  1. .
  1. Os inimigos foram os “estrangeiros que teriam se apoderado do controle econômico de São Paulo” e os “paulistas antigos, egoístas, rancorosos, vingativos, intencionando fazer do estado um país independente.
  2. O termo “isso fariam” tem de ser entendido por partes, primeiro o “isso” remete a ação de “buscar empalmar o mando político”, quanto ao verbo “fariam”, está relacionado com o quem executaria a ação anteriormente citada, e esse quem são os estrangeiros que tinham se apoderado do controle econômico de São Paulo.
  1. .
  2. .
  3. C
  4. .
  1. O termo “bem” quando relacionado a “emagreça” significa emagrecer efetivamente e com saúde. Isso é corroborado quando no texto encontramos as expressões “perder gordura e nunca músculos”, “manter a forma, mantendo o bom humor”, “emagrecer de forma mais inteligente”, “são essenciais para um emagrecimento correto”, citação da “Organização Mundial da Saúde” como autoridade.
  2. Quando o “bem” está relacionado a “alimentado”, significa dizer que ao usar o produto, não precisará passar por nenhuma restrição mais agressiva como a de uma dieta convencional, a dieta da fome. Expressões como “substitui uma refeição”, citação da quantidade de calorias, “bem alimentado”, “além das proteínas, Slim Shake contém fibras, vitaminas e sais minerais”, “está de acordo com o Codex Alimentarius International, da OMS”
  1. .
  1. Porque a expressão que se procede é uma concessão ao que ele já vinha expondo na letra, logo a conjunção mais adequada seria uma concessiva e não uma conclusiva.
  2. Trocar o “o” pelo “um” faz toda diferença no que tange o local conhecido tanto pela personagem quanto pelo personagem. Quando se usa o artigo definido, fica claro quem ambos os personagens sabem de que botequim se trata, entretanto, quando usamos o “um”, dá a entender que pode ser qualquer botequim.
  1. .
  1. A curiosidade está relacionada ao meu ver a dois argumentos, primeiro é que na fala do amigo empresário em nenhum momento ele define quem são “eles” o que confunde a cabeça do Americano, que pelo visto não conhece muito o Brasil, o segundo argumento é mais implícito e diz respeito ao contexto em que o Americano foi criado, onde as pessoas assumem as responsabilidades pelo que ocorre em seu país. Então ele fica curioso no sentido de o empresário estar culpando uma força misteriosa pelo seu descontentamento. Trata-se de um pequeno choque cultural de como se encara os problemas da nação. Não à toa que o slogan de Barack Obama era “Yes, We can! ”.
  2. Desfavorável, visto que ele apenas exime a culpa que a todos pertencem e a coloca em alguns.
  1. .
  1. O pronome relativo “que” está relacionado ao colega do primo. Aqui temos que tomar como sujeito a expressão “colega do primo”. (Opinião minha)
  2. Por se tratar de uma criança, supondo que essa criança não conheça muitas crianças de outras escolas, e apesar da passagem estar com ambiguidade clara, o pronome pessoal “ele” se relaciona ao primo, pois, acreditando que todos sejam crianças, seria mais plausível o colega do primo ser da mesma escola do primo e não do garoto agredido.
  3. Perante o tribunal, o menino identificou como seu agressor o colega do primo que frequenta a mesma escola que esse.
  4. Perante o tribunal, o menino identificou como seu agressor o colega do primo que frequenta a mesma escola desse colega.

LIÇÃO 25

  1. .
  1. Paulo Freire defende a não condenação de formas “alternativas” de falar algo, mesmo que não estejam previstas nas gramáticas. No entanto o autor deixa claro que deve-se buscar a norma culta para que a pessoa seja mais bem sucedida na vida.
  2. O comentário foi infeliz, no sentido que Paulo Freire não disse em momento algum que a sintaxe dos meninos era a correta. Apenas afirmou que essa sintaxe será aceita e respeita e que, no entanto, mostrará que a forma prescrita pelas gramáticas é mais indicada para o bem das próprias vidas dos meninos.
  1. .
  1. Ele utiliza de uma sucessão de ações para relatar o que seria um dia do novo presidente.
  2. “Só então é que eu ia fazer o primeiro carreto”
  3. Porque ele se atrapalha entre duas realidades, e isso deixa a fantasia cômica. Além do mais, ele fantasia o presidente como uma pessoa preguiçosa, dado o que se convencionou pela sociedade ser uma hora diferente para se acordar.  Imagine só um presidente da República trabalhando de carregador?
  1. .
  2. .
  1. A primeira ambiguidade seria que o presidente estava fantasiado de marine, a segunda é que o peru estava fantasiado de marine.
  2. O presidente americano, fantasiado de marine, (...) produziu um espetáculo cinematográfico em novembro passado na Arábia Saudita, onde comeu peru no mesmo bandejão em que era servido aos soldados americanos.

O presidente americano (...) produziu um espetáculo cinematográfico em novembro passado na Arábia Saudita, onde comeu peru no mesmo bandejão em que era servido aos soldados americanos, na ocasião, o presidente encontrava-se fantasiado de marine.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com