TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contextualizada Comunicação e Expressão

Por:   •  16/5/2018  •  Dissertação  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

RENATA DINIZ LAIS – MATRÍCULA 28183879
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING – EAD – UNG CENTRO

Enquanto a coesão trata da forma linguística da ideia, suas regras gramaticais, a coerência trata do sentido por trás das palavras, ou seja, a transmissão da mensagem.

O texto apresentado é coerente, pois conseguimos apreender a ideia central que o Eu Lírico passa através da música, que é basicamente alguém que está fora do Brasil e fala com certo grau de nostalgia sobre as coisas no país que ele deixou para trás.

Pelas palavras como “Coração” e “Meu Amor”, identificamos que é um diálogo entre um casal, onde aquele que se foi do país está provavelmente conversando ao telefone (o trecho “espera passar o avião” dá uma dica sobre isso, pois o barulho atrapalharia a conversa). Ainda fala na sequencia que vai busca-la assim que chegar o verão.

Mesmo não entendendo a mensagem total por aqueles que não detém o conhecimento do mundo e conhecimento partilhado sobre a criação desta canção (trata do exílio durante o Regime Militar Brasileiro), é possível captar a ideia do compositor.

Contudo, o texto não apresenta elementos de coesão, visto que não há conectivos entre as frases. Não verificamos quaisquer enquadramentos das regras de coesão gramatical aplicadas nos estudos de Koch e Travaglia.

As linhas da música são isoladas, sendo uma ideia fechada em cada uma, não estabelecendo uma subordinação natural entre as orações, embora saibamos do que o interlocutor está falando. Esse é um recurso muito utilizado na composição de textos poéticos, onde a métrica (sonoridade das palavras) tem maior relevância do que a completa significância da mensagem.

Embora compreensível, o texto não é harmônico. Não é possível aplicar nenhuma das regras da coesão: Referência Pessoal, Substituição, Elipse, Conjunção, Coesão Lexical.

Neste trecho da canção podemos verificar que é possível um texto sem coesão fazer sentido ao receptor da mensagem, mas um texto sem coerência não há mensagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com