TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Africana

Por:   •  5/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

1INTRODUÇÃO

A Cultura africana tem como uma das suas principais adversidades seus costumes. Os africanos de uma maneira geral praticavam a caça, a pesca, a agricultura e viviam em comunidades formando pequenos grupos. Um dos  costumes de seu povo era portanto, a mistura de elementos espirituais e materiais, de acordo com o ambiente em que viviam. Reverenciavam os espíritos das florestas, das pedras e aceitavam a ideia de que forças desconhecidas pela natureza existiam e faziam com que as pessoas tivessem uma origem mitológica para explicar as suas próprias existências. Atualmente, muitos países africanos, mantém religiões vindas dos povos colonizadores, como o islamismo e o cristianismo.

A maior parte dessa cultura africana no Brasil teve bastante influência pela diversidade de escravos de povos diferentes. E isso se refletiu diretamente nos aspectos culturais que se desenvolveram nas diversas regiões em nosso país. A maior parte dos escravos que vinheram da África, eram das raças Nagô, Banto, Jéjes, Hançás e Malés, que por sua vez, trouxeram a influência do candomblé a religião afro-brasileira baseada no culto aos orixás de onde surgiram também a umbanda e a capoeira. Essa influência cultural está muito presente também na nossa culinária , que são as comidas feitas com o azeite de dendê, o leite de coco, o feijão e outros. Aqui no Brasil a cultura africana tem em sua essência os terreiros que guardam a nossa história, pois fizeram com que os negros recriassem algumas tradições com um grande formato, novas cores e sabores, memórias e ritos que imprimem as marcas da formação e adversidade étnica brasileira, mas são encaradas com certo estranhamento e muito preconceito. Os africanos dos terreiros de candomblé acreditavam nos saberes ancestrais e o modo de viver e festejar nas comunidades eram por meio da culinária, na cultura das oferendas e onde existe a dança, o canto e se enfeitam para as celebrações. Essas religiões africanas são vistas como práticas de magia e feitiçaria, eles reverenciam os espíritos das árvores, das pedras, das águas, dos ventos, dentre outros. Cada povo africano tem suas origens diferenciadas porque envolve o culto dos orixás, suas danças e músicas são marcadas por batuques e movimentos corporais relacionados aos seus ancestrais e por sua vez, um significado bastante importante na formação cultural brasileira.

UM POUCO DE LITERATURA AFRICANA

A literatura que nos fala um pouco da África já existe em diversas línguas, em várias nações e que surgiram da união no período da colonização. O país africano antes da sua descoberta pelos europeus era povoado por grandes tribos nômades, e independentes umas das outras, não tinham nenhum conhecimento dos dialetos um dos outros e cada uma tinha sua maneira de ver o mundo. Esse dialeto africano da antiguidade em sua maioria não tinha uma forma escrita que não fosse simbólica. Os povos que habitavam naquela região foram acrescentando ou mesmo substituindo seus idiomas pelos dos colonizadores e assim foram surgindo as formas escritas. Só existem registros de algumas obras literárias africanas após a ida dos europeus ao continente e essas obras literárias foram surgindo no continente pelos portugueses que deram início de exploração pelo mar alcançando a África. Existem as crônicas, poemas e escritos das primeiras impressões, ao chegar do continente europeu pelos trajetos diferentes e são do séc. XV com o nome de Literaturas do descobrimento.                              

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com