TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENTREVISTA EDUCAÇÃO

Por:   •  24/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

Fundamentos da educação

Trabalho apresentado à requisito parcial para obtenção de Crédito/Aproveitamento na Disciplina: Fundamentos da educação –.

.

Entrevistado nº 1

Prof.ª ª PROFESSOER1

Escola ESCOLA1

Vitória do Xingu-PA

Utilizando o roteiro de entrevista, relacionadas a educação obtivemos as seguintes respostas:

Resposta da pergunta nº1

  1. A educação entende-se que é a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral do ser humano.

Entrevistado nº 2

Profº PROFESSOER2

Universidade Federal do Pará

CIDADE

Resposta da pergunta nº1

  1. Entendo a educação como um processo fundamental da construção emancipatória da consciência humana. Uma conquista diária, que vai desde as orientações familiares, do convívio em sociedade, na escola, universidade e outros. Acredito que a educação seja um direito universal, que tem uma tarefa única e indispensável no desenvolvimento das sociedades, no desenvolvimento da consciência cidadã, constituinte fundamental da formação da consciência individual e coletiva em suas mais variadas instâncias e esferas. Essa marcha rumo ao conhecer a si e o que o cerca é o movimento que dá a educação sua importância na história social.

Analisando as duas respostas vimos que a Prof.ª PROFESSOER1 da rede básica (pública), foi enfática e objetiva, e de maneira simplista respondeu de maneira genérica que a educação é a formação do desenvolvimento físico, intelectual e moral de cada indivíduo inserido em um ambiente escolar. O Prefº., podemos perceber respostas mais robustas e com embasamentos, impossível não perceber essas nuances. Portanto ambos os professores concordaram com o papel da educação, não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo.

Entrevistado nº 1

Prof.ª ª PROFESSOER1

Escola ESCOLA1

Vitória do Xingu-PA

Resposta da pergunta nº2

  1. Vejo o papel com muita importância, ou seja, o docente é fundamental, pois formamos indivíduos formadores de opinião.

Entrevistado nº 2

Prefº. PROFESSOER2

Universidade Federal do Pará

CIDADE

Resposta da pergunta nº2

2 - A educação como direito deve ser acessado por todos, nesse sentido a uma importância nos sujeitos que conduzem esse movimento universal. Todo professor tem em suas mãos a oportunidade de transforma uma sociedade ou parte dela, cada aula, cada momento, cada disciplina e ano letivo vai influenciar diretamente no sujeito que estará em formação nestes espaços educativos. Dessa forma, tanto na universidade como nas escolas a educação, quando a cardos dos profissionais da educação tem que ser conduzidos da melhor forma possível, com o maior esforço possível, entendendo que esses momentos são fundamentais na formação do caráter social desses sujeitos, e diretamente influenciarão na sociedade presente e futura.  

Ambos os professores destacam a importância do docente no processo ensino-aprendizagem, pois cada aula, cada momento junto, vai influenciar os indivíduos pois os professores concordam em dizer que o papel do deles é aquele que ensina, que transmite conhecimento, é ser essencial para a formação do ser humano. Entendendo, que uma sociedade desenvolvida, é uma sociedade esclarecida e esse esclarecimento vem através dos professores, de um ensino de qualidade.

Entrevistado nº 1

Prof.ª ª PROFESSOER1

Escola ESCOLA1

Vitória do Xingu-PA

Resposta da pergunta nº3

3 – Os maiores desafios que a educação enfrenta é a grande evasão escolar, ou seja, muitas crianças fora da escola e também muitos adultos analfabetos, jovens que não concluíram o Ensino Fundamental e Médio.  Mas não posso deixar de ressaltar a falta de investimento na educação.

Entrevistado nº 2

Prefº. PROFESSOER2

Universidade Federal do Pará

CIDADE

Resposta da pergunta nº3

  1. A educação brasileira tem avançado significativamente nos últimos anos, é notável a crescente nos acessos escolares básicos, nos programas de alfabetização, nos programas de acesso de jovens e adultos nas escolas básicas, e nos cursos técnicos, além desses passos importantes, houvera uma significativa crescente dos brasileiros no ensino superior, nas universidades públicas e particulares. Como é sabido na história nacional, alguns avanços nos direitos sociais são seguidos de esforços nas suas retiradas, ou seja, percebe-se hoje que a conjuntura da educação e outras áreas vem sofrendo ataques nas suas instâncias macro e micro. Temos como exemplos dos últimos três anos às construções de projetos de leis como a PEC 241 ou PEC 55, que congela os investimentos na saúde e educação por 20 anos, a lei da mordaça ou Projeto de Lei da Escola sem Partido (PL nº 7.180/14), que direciona um movimento institucional para controlar os professores e conteúdos abordados em sala, retirando de certa forma a liberdade profissional dos professores no exercício de suas funções e mais recente, a proposta de “contingenciamento” de 30% recursos para a educação, desde a educação infantil até a pós-graduação, colocando as instituições em uma difícil condição de manutenção de suas já frágeis estruturas de ensino. Esses momentos recentes da história e outros não tratados aqui mostra que a educação brasileira em frente de forma constante desafios pra permanecer como um direito, como estabelecido em 1988 na constituição federal. Então o seu maior desafios é permanecer e avançar como uma possibilidade a todos, ela permanece como um “objeto” de disputa por grupos que a pensa como privilégio a pouco e outros que a entendem como um direito universal, necessário ao desenvolvimento e autonomia do país.  

Fazendo uma análise sobre as respostas de ambos os docentes, percebemos uma concordância nas respostas, pois ambos entendem que os maiores desafios da educação brasileiras é a falta de investimentos e assistência nas entidades de ensino, pois é necessário maiores investimentos nas estruturas educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com