TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Por:   •  1/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

MESTRADO EM EDUCAÇÃO

MARCO AURÉLIO FERREIRA SANTIAGO

A EVOLUÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação como requisito parcial do processo seletivo.

Linha de pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS.


1. JUSTIFICATIVA

Os historiadores que consideraram como marco da idade contemporânea o início da Revolução Francesa em 1789, pensando nas grandes mudanças, como a consolidação do capitalismo, o desenvolvimento industrial, a consolidação da democracia, a globalização da economia e o desenvolvimento tecnológico, certamente não tinham ideia do tamanho dessas mudanças nos próximos dois séculos. Esses acontecimentos tomaram um volume tão grande que eles, certamente não acreditariam, pois a velocidade com que isso aconteceu foi impressionante, considerando os dois séculos que antecederam essa nova era.

Isso nos conduz ao foco principal, pois para que tudo aconteça os homens devem estar preparados, devem ter uma educação adequada e adquirir o conhecimento necessário para lidar com todo esse progresso, aí entra o papel dos educadores, os quais devem estar muito bem habilitados para formarem aqueles que estarão diretamente envolvidos com todos esses novos, rápidos e assombrosos acontecimentos.

E por que o tema formação de professores e práticas educativas em contextos formais e não formais? Porque os processos de desenvolvimento profissional começam pelos docentes, dos seus conhecimentos nascerá a qualificação dos profissionais, que por sua vez os transmitirão a outros.

Estamos num momento da história de transformações muito rápidas, tanto que está difícil seguir o curso normal das coisas. A era digital é um bebê prematuro e, ao mesmo tempo, portador de altas habilidades. As formas de interação, comunicação, a velocidade e o volume de informações, exigem respostas adequadas no nível da educação. E, colocar as pessoas e as próximas gerações aptas a enfrentar essa realidade é missão dos formadores, que certamente devem estar qualificados para desenvolver os processos de aprender e ensinar.

2. OBJETIVOS

O objetivo da pesquisa é observar os processos atuais de ensino, os métodos formais e não formais e verificar se atendem às necessidades que a situação atual exige. Diferente dos bancos escolares e acadêmicos até meados do século XX, essa nova era da globalização e da tecnologia, tem necessidade de atletas do raciocínio, da criatividade e do desempenho cognitivo. Esse será o foco do trabalho, atentando para fatos específicos como:

- Estudar os processos docentes atuais;

- Sugerir novas formas para a formação inicial e continuada de professores;

- Propor práticas educativas adequadas aos contextos atuais; e

- Elaborar conhecimentos científicos úteis aos processos de aprender e ensinar.

3. METODOLOGIA

A intenção é conduzir a pesquisa na prática da observação, anotações e entrevistas sempre que possível, além de estudar, profundamente pesquisadores anteriores. Para isso serão adotados os seguintes passos:

  1. Estudar os critérios das instituições acadêmicas e a adaptação dos educadores;
  2. Considerar os sentimentos e ações dos sujeitos (educadores e educandos);
  3. Verificar os recursos didáticos utilizados no ensino das instituições observadas e a forma de atuação dos educadores;
  4. Coletar dados, partido das queixas e propostas dos envolvidos e seus próximos;
  5. Analisar e avaliar as atividades de classe e comparar objetivos do antes e do depois; e a partir daí, projetar atividades que atendam os anseios dos discentes e docentes, quanto à boa preparação para as exigências da modernidade.

4. BASE TEÓRICA POSSÍVEL        

A base teórica serão fontes voltadas ao assunto “educação” “formação” e “tecnologia”, que forneçam teorias e proponham métodos. Obras que conduzam ao estudo das causas e permitam comparar as realidades do antes e do depois da revolução tecnológica, o que pode permanecer e o que deve evoluir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com