TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Tecnologia

Por:   •  20/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

FACULDADE GLOBAL DE UMUARAMA

PROJETO DE PESQUISA DO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

LETRAS: PORTUGUÊS/INGLÊS

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

ANA APARECIDA GARCIA MARQUES

2016

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

FACULDADE GLOBAL DE UMUARAMA

PROJETO DE PESQUISA DO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

LETRAS: PORTUGUÊS/INGLÊS

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica.  

Prof. Ms. Sílvia Horwat de Morais Caetano

ANA APARECIDA GARCIA MARQUES

2016

SUMÁRIO:

  1. INTRODUÇÃO: Tema e Problematização/Contextualização
  2. JUSTIFICATIVA
  3. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral
  2. Objetivos Específicos
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  2. METODOLOGIA
  3. CRONOGRAMA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO: TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

        Este pré-projeto visa apresentar e argumentar como o crescimento das tecnologias de informação estão crescendo em números alarmantes e como, ao mesmo tempo, estão favorecendo a transformação dos métodos tradicionalistas do ensino básico.

        Por muito tempo, as escolas tentaram resistir às pressões cibernéticas, porém, devido à força on-line ser maior, as instituições de ensino tiveram que aprender sobre a educação on-line e buscar apresentar mais agilidade, flexibilidade e rapidez na oferta desse novo recurso. A internet propôs aos professores e também aos alunos uma nova forma revolucionada de ensinar e de aprender revolucionada.

        O uso dessa nova tecnologia em sala de aula pode ser proveitoso no estudo interativo dos conteúdos, podendo torna-lo mais interessante. De acordo com toda a novidade do ensino on-line, a digitalização, os novos equipamentos tecnológicos e as redes sociais, cria-se ,então, um novo desafio: será que os professores estão sabendo lidar com toda essa nova tecnologia, uma vez que o assunto é reaprender a partir da conhecida pedagogia tradicional alienada ao passado obstante?

2. JUSTIFICATIVA

        Hoje em dia, o uso dos computadores é frequente tanto na vida dos alunos quanto na vida de muitas outras pessoas ao redor do mundo. Infelizmente, não são todas as escolas que possuem métodos didáticos tecnológicos, devido a todo o contexto social, as escolas de campo e outras escolas menos favorecidas de recursos.

        É de suma importância uma sala de informática em qualquer escola, para que mesmo os alunos menos favorecidos possam interagir socialmente por meio da internet, porém com cunho pedagógico e fundamentado.

Como decorrência deste estudo, a escola deve envidar-se com novas ferramentas tecnológicas a fim de capacitar as novas gerações, pois estes instrumentos tecnológicos são  ferramentas eficazes para o desenvolvimento desses educandos, e acabam por incrementar  autoconfiança, autonomia, determinação que é o que acaba por facilitar o aprendizado do educando.

        As novas tecnologias trazem aos professores uma possibilidade de subsumir no antigo modelo de ensinamento uma nova didática tecnológica fundamentada de acordo com as mudanças no contexto social, historio-cultural e pedagógico.  Diante dessas constantes mudanças tecnológicas, é de extrema relevância que os professores saibam identificar e apreciar os novos desafios da era digital nas instituições de ensino. Desta forma cabe ao professor acompanhar os passos tecnológicos que facilitam a aprendizagem.

        Existem dez competências basilares defendidas por Perrenoud (2000) como emergentes na formação continuada do ensino básico,  são estas:

1. Organizar e estimular situações de aprendizagem.
2. Gerar a progressão das aprendizagens.
3. Conceber e fazer com que os dispositivos de diferenciação evoluam. 4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e no trabalho.
5. Trabalhar em equipe.
6. Participar da gestão da escola.
7. Informar e envolver os pais.

8. Utilizar as novas tecnologias.
9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.

10. Gerar sua própria formação contínua.

        Perrenoud (2000) salvaguarda o uso das tecnologias durante o processo de ensino/aprendizagem, numa visão completamente construcionista, ou seja, é o  próprio aluno que vai construir seu conhecimento geral, por meio de algumas experimentações que são realizadas neste meio de comunicação moderna: o  computador.

3.OBJETIVOS

3.1  OBJETIVOS GERAIS

        Analisar o papel dos professores diante com a inserção da nova tecnologia em sala de aula, através tanto de computadores, celulares, notebooks e algumas das redes sociais comuns entre a sociedade.

3.2  OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Compreender os caminhos traçados da história na tecnologia no ambiente escolar com base em práticas, comumente, metodológicas dos professores;

• Apresentar os desafios decorrentes entre professor e aluno diante da era tecnológica;

• Identificar o encadeamento evolutivo da educação on-line;

• Discutir sobre a importância do uso dessas tecnologias na educação;

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

À luz da teoria apresentada, com objetivos de discutir a introdução das modernas tecnologias comunicativas e informacionais no processo de ensino aprendizagem, é necessário também analisar a formação continuada dos professores e trabalho realizado pelo governo brasileiro com o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e alunos. O público-alvo prioritário da rede são professores de educação básica dos sistemas públicos de educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (191.3 Kb)   docx (222.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com