TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função Do Professor De Lingua Portuguesa

Exames: A Função Do Professor De Lingua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

letras

elida do amparo soares

produção textual interdisciplinar

Felicio dos santos

2013-10-10

elida do amparo soares

produção textual interdisciplinar

Trabalho apresentado ao Curso (letras) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [lingua portuguesa].

Prof.

Felicio dos santos

2013-10-10

Introdução

A educação no Brasil é grandemente desculturalizado. A educação cultura percorre caminhos distintos e distantes um do outro. Estudos comprovam que no Brasil é baixíssima a capacidade de entendimento de um texto lido. Sem contar que os governantes para cortar custos não investem em educação cultural como: artes musicais, teatrais e outros.

Dificultam o trabalho do docente , quando deixa de investir e incentivá-lo, valorizando o seu trabalho. E conseqüentemente a educação culturalizado no Brasil é para minoria.

É lamentável que diante do grau de desenvolvimento ou subdesenvolvimento do nosso país a cultura é pratica do cotidiano de poucos, ou seja, não esta ao alcance de todos, TV, internet, livros e muito mais. Ainda na atualidade existem regiões que nas escolas publicas não existe nem a televisão. então como culturalizar este cidadão? Quais os componentes que se define um cidadão, educação e culturalizado? E quando diante do menor problema orçamentário do poder publico municipal, estadual ou nacional. Cortar – se do currículo horas dedicadas à arte, musica, desenho etc. como a cultura educativa prevalece? Diante das tecnologias será que o professor esta preparada pra receber este aluno? E como aumentar a capacidades e as relações entre políticos culturais e educativas?

O processo ensino aprendizagem da leitura é sem duvida intrigante e desafiador tanto para o professor e aluno. Alem das escolas municipais e estaduais não estarem equipados adequadamente, falta um interesse por parte dos alunos que não tem consciência da importância da leitura e aprendizagem no dia. Lêem somente o necessário e às vezes por obrigação, não para conhecimento e enriquecimento do vocabulário. Mas por que os alunos os alunos não lêem espontaneamente? Qual a dificuldade deles diante do habito de ler? E compreender a leitura como meio de formação e informação?

O que se propõe á pesquisa sobre as dificuldades e as necessidades dos docentes da leitura e cultura no cotidiano do ser humano. Sem qual é impossível o aluno interessar pela leitura. Geralmente quando se usa a arte, musica desenhos, teatros. Ha 30 anos quando em uma escola publica estudei, havia uma culturalização especifica como artes e avia no calendário escolar a matéria arte, que visava desenhos, musica teatros. Lembro que havia alunos que freqüentava as aulas sem se queixar e adoravam. Foi então que aprendemos parodias. Certo dia conversando com alguns alunos eles não sabia o que era parodia, ficaram desesperados quando um professor de geografia os pediu que fizessem. Com redução da carga horária e cortes e gastos dificulta e muito o trabalho do professor e falta de incentivo e a perda de reconhecimento e valorização ao trabalho.

Toda instituição escolar influencia do seu membro. E essa influencia pode ser para dominação com libertação. Mas infelizmente a escola publica não aborda as questões culturais educacionais como deveria ser. Nos tempos modernos no qual a TV, o computador e a internet são peças chaves da sociedade, a leitura/escrita não perderam seu valor como necessidade social. Mas o grande desafio hoje é a falta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com