TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação do professor da língua portuguesa para formação da cidadania

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 5

Atuação do professor da língua portuguesa para formação da cidadania.

Segundo o PLT, para que todo cidadão possa integrar de pleno direito a condução, a produção e a transformar, a sociedade de que faz parte deve dominar a língua padrão.

Quando a criança chega à escola, já tem o domínio da variedade linguística do contexto em que vive. Cabe à escola inserir essa criança nos outros contextos sociais como o educacional e o do mercado de trabalho, sem, no entanto colocá-la em posição de inferioridade para variedade linguística que usa.

Para Cagliari (2002, p.103), a escrita tem como principal objetivo a leitura, sendo a atividade fundamental para a formação do cidadão. Ele ainda afirma que “se o aluno não se sair bem nas outras atividades, mas se for um bom, leitor a escola cumpriu em grande parte a tarefa. “ (Cagliari, 2002, p.148).

Do sucesso e do trabalho responsável dos professores de português dependerá todo o sucesso escolar dessa criança e consequentemente, do sucesso profissional do adulto que ela vier a tornar-se.

Consideramos que o conhecimento de fatos fonológicos contribui e grande para que o professor de português possa orientar as crianças dos anos iniciais. Não se pode negar a importância e o fundamental papel que os professores de língua portuguesa tem no ensino da leitura e da escrita, ocasionando todo o sucesso que essa criança possa vir a ter.

Refletir sobre como os valores subjacentes à formação de professores interferem no processo ensino aprendizagem.

Analisar como a ética é trabalhada e vivida por professores e alunos na escola.

A capacidade de comunicação, seja ela por domínio da linguagem falada, escrita ou corporal, sempre nos traz consequências positivas. O profissional que sabe se comunicar, sempre se diferencia. Quem domina a norma culta da língua, e é apto a escrever e falar corretamente, está sempre à frente, diferencia-se da maioria, que incorre em erros banais e basilares.

Segundo Paulo Natanael Pereira de Souza, presidente do Conselho da Administração do CIEE, “Saber escrever bem é transmitir ideias consistentes com a agilidade que os meios de hoje impõem. Saber escrever bem é ser um artista das palavras. E todos nós, empresas e profissionais, precisamos redescobrir urgentemente a eficácia dessa arte “A maioria dos brasileiros - sem exagero , não tem capacidade de expressar-se. Faltam competências fundamentais, como; concatenar as ideias, aplicar a coesão e coerência em um texto, dissertar com introdução, argumentação e conclusão, bem como o domínio da ortografia.

A falta de capacidade de escrever, falar e ler corretamente decorre, por vezes, da falta do habito de ler, pois quem lê com frequência escrever melhor, tem melhor raciocínio, melhor interpretação e melhor organização de ideias.

Para verificarmos este problema é suficiente entregarmos uma proposta de redação a um aluno que recentemente concluiu o ensino médio em determinadas escolas. Isto se torna mais trágico, quando o fazemos com alguns intitulados universitários.

A importância da Língua Portuguesa

A língua portuguesa tem uma grande importância no nosso dia-a-dia. Mais apesar de usarmos ela o tempo todo o índice de analfabetismo ainda é muito grande. Na hora de procurarmos um trabalho, o primeiro aspecto que eles olham, e a pronuncia certa da linguagem, e muitas pessoas perdem a oportunidade de emprego por debilidade na fala e principalmente na escrita. Nós achamos que a língua portuguesa, além de ter uma grande importância na busca de emprego, ela também tem grande valia na hora de prestar um concurso, por isso devemos nos aprimorar o tempo todo.

Português – Metodologia I

Ser professor, portanto, se torna um desafio, pois o profissional da escola democrática cidadã, deve ter compromisso político, ético, e moral com a educação. Por isso, a prática docente precisa ser constantemente avaliada para que a perspectiva de uma educação democrática se concretize, não ficando reduzida aos discursos teóricos.

A formação continuada é uma possibilidade de refletir sobre a importância de valores éticos na educação. Porém, percebe-se que a discussão sobre a ética é raramente discutida nas formações de professores. Quando ocorrem são de forma implícitas em disciplinas ou em rápidas palestras.

Outro valor presente na sociedade que se reflete no âmbito escolar é o (des) respeito ao outro. Dependendo da maneira como cada pessoa vê as outras (inferior, superior ou como iguais ) serão estabelecidas práticas entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com