TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO E DO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  26/7/2021  •  Resenha  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS - INGLÊS

MARIA KAROLINA BELO DA SILVA

 PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INFÂNCIA

Recife – PE

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO E DO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O processo de aprender da criança é constante, desde sua casa e a relação com as pessoas que convivem, brincadeiras, religiões e muitos outros aspectos socioculturais fazem parte da interação dela com o mundo. Por isso é necessário pensar, elaborar e discutir a importância do desenvolvimento e do ambiente na Educação Infantil.

        O desenvolvimento infantil, assim como em todas as fases é marcado pela aprendizagem e influenciados por diversos fatores sejam individuais, ambientais, culturais ou econômicos. A criança sendo um ser complexo e com vasta capacidade para se desenvolver, precisa que tanto os profissionais como a família entendam que o espaço que possibilitará tais avanços é singular.

        Aprendizagem e desenvolvimento caminham juntas e são influenciadas pelo ambiente. Se pensarmos no modelo infantil, esses fatores estão ligados ao local que essa criança vive, com quem interage, ou seja, sua relação com o mundo, objetos e pessoas. Existem algumas funcionalidades em relação ao ambiente escolar, considerando os aspectos anteriores, que são fundamentais para uma abordagem positiva, são elas: a identidade pessoal, o desenvolvimento de competências, oportunidade de crescimento, sensação de segurança e conforto, oportunidade de interação social e isolamento.

        Porém essa não é a regra, o que por lei é garantido, é que haja um ambiente que de fato influencie no processo educacional, não apenas com grandes e caras estruturas, mas que de fato promova o desenvolvimento integral da criança, oferecendo dimensões emocionais, sensoriais, motoras e socioafetivas.

        Por mais que as responsabilidades sobre a estruturação da escola seja dos docentes e da administração, não podemos esquecer que, as crianças aprendem o tempo todo e em todos os lugares, por isso é fundamental a atenção da família, cuidadores ou qualquer adulto que conviva com uma criança servir de exemplo e proporcionar da melhor forma possível um ambiente saudável e acolhedor.

        Projetos como o Laboratório de Educação são uma boa ferramenta de integração da família com o desenvolvimento da criança. Através de plataformas que irão reunir diversos conteúdos respeitando a faixa etária da criança, utilizando de ferramentas como sites, livros , aplicativos e outros, acabam fornecendo para o adulto maneiras significativas de interações com os pequenos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com