TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTEGRAÇÃO DAS TICs NO FAZER PEDAGÓGICO

Por:   •  24/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.799 Palavras (20 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

AS TICs NO FAZER PEDAGÓGICO

PROJETO DE PESQUISA

Rui Ceccon

CRUZ ALTA, RS, Brasil

2011


  1. SUMÁRIO[pic 2]

1 INTRODUÇÃO        7

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA        7

1.2 JUSTIFICATIVA        8

2 OBJETIVOS         10

2.1 OBJETIVO GERAL        10

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        10

3 REVISÃO DA LITERATURA        11

3.1 A ESCOLA E O AVANÇO TECNOLÓGICO        11

3.2 A INTEGRAÇÃO DAS TICs NO FAZER PEDAGÓGICO        13

4 METODOLOGIA        16

5 CRONOGRAM DAS ATIVIDADES        19

6 ORÇAMENTO        20

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        22

ANEXO 1        24

ANEXO 2        29

1 - INTRODUÇÃO[pic 3][pic 4]

A formação dos professores, no Brasil, para o uso das TICs vem crescendo, seja na graduação, pós graduação ou formação continuada, uma vez que o Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação a Distância oferece vários cursos que estimulam  o uso das TICs que

[...] atua como um agente de inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, fomentando a incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e das técnicas de educação à distância aos métodos didático-pedagógicos. Além disso, promove a pesquisa e o desenvolvimento voltados para a introdução de novos conceitos e práticas nas escolas públicas brasileiras. (BRASIL, MEC, 2009.)

Segundo Moran (2009, p. 1), “o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, têm sido utilizada nos diferentes níveis de ensino” (fundamental, médio, superior e pós), incluindo cursos de formação continuada de professores. Como a utilização das TICs ocorre por meio das ferramentas que possibilitam a interação virtual, trouxe evolução dos recursos utilizados no fazer pedagógico dos professores na educação. Como já há nas escolas  muitas mídias, busca-se saber se no seu fazer pedagógico o professor utiliza as TICs para levar o aluno a interagir com o conhecimento e de que forma o faz.

  1. PROBLEMA DE PESQUISA

        Ao analisar a evolução dos recursos utilizados pelos professores na educação, veremos que houve pouca alteração para o uso de DVD, TV, retro-projetor ou um projetor e o computador. No entanto, o uso da Internet, dos softwares, blogs para que haja a interação e a aprendizagem ainda poderiam ser melhor explorados.

        Portanto essa pesquisa tem como problema o uso das TICS na aula pelos professores do ensino fundamental da Escola Municipal José Rodrigues Cardoso, localizada em Mormaço/RS, ou seja, o professor faz uso das TICs em seu fazer pedagógico com o aluno do ensino fundamental, de que forma, e esse uso das TICs contribui ou não para a efetivação da aprendizagem?

         Considerando que as mídias aumentam a velocidade da comunicação e a quantidade de informação, busca-se saber se os professores as incluíram como recurso pedagógico no seu fazer pedagógico.

1.2. JUSTIFICATIVA

        O processo ensino aprendizagem se caracteriza pela combinação de atividades do professor e do aluno. Cabe ao professor nortear esse processo, uma vez que seu trabalho ao conjugar objetivos, conteúdos, métodos e recursos didáticos ocorre o fazer pedagógico. A relação professor, aluno e conhecimento vai delimitar o processo ensino aprendizagem, sendo as TICs ferramentas de cooperação e que permitem a criação de redes de informação, além de ser prática essencial de inteligência coletiva que se desenvolve no ciberespaço são ferramenta de aprendizagem.

        Essa nova prática social de aprendizagem coletiva, que se desenvolve principalmente na internet, faz com que a direção pedagógica leve a formar um sujeito capaz de se interconectar com o saber, o homem e o mundo. “O ciberespaço tornou-se um espaço de auto-educação virtual e, nesse sentido, oferece perspectivas úteis para a evolução da escola” (ALAVA, 2002, p. 19), logo se o professor conhece as TICs e suas possibilidades, tem a probabilidade de utilizá-las também no fazer pedagógico, pois segundo Chartier (2010) os professores ensinam com base nos chamados saberes de ação, adquiridos em sua formação.

        O professor que utiliza estratégias de interação que permitiram a interação social e a colaboração entre os sujeitos terá maior possibilidade de fazer sua ação pedagógica dialógica no processo ensino aprendizagem com o uso de TICs, pois é através comunicação entre as pessoas com usos de máquinas e software que se “cria uma matriz da vida real, potencializada na vida virtual através de comunidades virtuais, possibilitando a construção social do conhecimento” (FAVERO, 2009, p.1) mediado pelas TICs.

        Assim, justifica-se a necessidade desta pesquisa para buscar conhecer de que forma os professores estão utilizando as TICs no ensino presencial do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Rodrigues Cardoso e que benefícios trazem para o processo ensino aprendizagem.

2. OBJETIVOS

  1. 2.1. OBJETIVO GERAL

        Mapear formas de utilização das TICs existentes na prática da escola no desenvolvimento de condições de aprendizagem no Ensino Fundamental.

  1. 2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  2.         Pesquisar os tipos TICs mais empregadas no fazer pedagógico do professor da Escola Municipal José Rodrigues Cardoso;

        Pesquisar as estratégias utilizadas pelo professor para efetivar a aprendizagem e as vantagens que traz para o processo ensino aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (261.2 Kb)   docx (76 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com