TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Motivação na Aprendizagem da Língua Inglesa

Por:   •  2/2/2019  •  Artigo  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 8


ESTUDANTES MOTIVADOS, EMPENHO AMPLIADO: A Importância da Motivação na Aprendizagem da Língua Inglesa.

Heminacés Pimentel

Henrique Lopes

Jorge Antônio Morais

Nathalia Cardoso

Raylana Brabo

Rosiney Nogueira

RESUMO: Em decorrência dos debates desenvolvidos em sala de aula, no curso de graduação em Letras: Língua Inglesa, sobre a importância da motivação para o ensino e aprendizagem, no qual houve o debate de experiências vividas por alunos da mesma, observou-se a relevância pelo estudo dos fatores motivacionais e sua influência no processo aprendizagem do aluno. Devido às dificuldades enfrentadas por muitos já no inicio da graduação, faz necessário buscar conhecer que fatores são responsáveis pela motivação ou desmotivação destes acadêmicos. Tornou-se necessário o estudo bibliográfico de autores (BZUNECK, ZOLNIER, HADFIELD; HADFIELD) que tratam sobre a importância da motivação na aprendizagem. Nesta pesquisa busca-se compreender de que formar ocorre à motivação dos acadêmicos de Graduação do Curso de Letras- Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará, em seu primeiro semestre de 2018 períodos Intensivo. Ocorrerá realização de um questionário fechado para a observação e analise quantitativa dos dados coletados sobre as razões que influenciam de maneira positiva ou negativa em sua vida acadêmica. Através da análise realizada a partir do questionário, os resultados obtidos comprovaram que a motivação é um fator de extrema importância no processo de aprendizagem da Língua Inglesa, seja ela intrínseca ou extrínseca.

Palavras chave: Motivação, Aprendizagem e Língua Inglesa.

INTRODUÇÃO

A maioria dos alunos que ingressam no curso de Letras Língua Inglesa acreditam que terão o total domínio da oralidade durante o período do curso, devido às dificuldades enfrentadas durante o processo de aprendizagem da Língua Inglesa (LI) muitos anulam a motivação que detinham no inicio do curso. Essa desmotivação muitas vezes gera a desistência de muitos alunos (ZOLNIER, 2007).

O que se observa, então, é que os aprendizes dos estudos mencionados, sejam eles do fundamental, médio ou superior, desejam aprender a falar. No entanto, é tarefa do professor procurar desenvolver nos alunos expectativas realistas de que a fluência em uma língua estrangeira exige muitos anos de dedicação e estudo contínuo. Isso não significa dizer que não é possível desenvolver a oralidade. No entanto, de acordo com o contexto de cada um, deve-se criar condições para que se aprenda com eficiência (ZOLNIER, 2007,  p. 12).

Na graduação de LI intensivo, esse desafio é ainda maior, pois os estudantes tem que aproveitar ao máximo os períodos de aula para tirar suas duvidas com os professores e sempre buscar outros meios para estar em contato com a língua. Por este fato é essencial que os estudantes estejam motivados, em seu processo de aprendizagem para buscar conhecimentos, antes, durante, e depois do período de aulas.

Nesta pesquisa buscaremos compreender o conceito de motivação, e sua importância para na aprendizagem da LI, na turma de graduação intervalar de Letras (Língua Inglesa) 2018, justifica-se a realização desta pesquisa devido às dificuldades observadas e enfrentadas já no inicio do curso, sendo necessário expor, para estudantes e professores, seja do curso de LI ou qualquer outro curso, que a motivação é essencial no processo de aprendizagem do aluno.

Devido à turma já ter conhecimento sobre o conceito de motivação, esta pesquisa não se direciona a ao conhecimento destes saberes, mas usa-os como base para que os estudantes respondam (marquem) de forma consciente as perguntas do questionário entregue a eles. Assim, busca-se analisar de forma quantitativa quais os tipos de motivação em que se enquadram os mesmos, desde seu ingresso no curso, perpassando pelo tipo de motivação que influencia em sua aprendizagem de forma positiva ou negativa.

MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Quando se fala em motivação, no sentido voltado para senso comum, motivação significa interesse, o que faz com que um individuo realize determinada atividade, um motivo. Segundo Michelon (2003) o ser humano desde o nascer, e em todo o seu desenvolvimento trás consigo necessidades que de alguma forma procurar suprir, e podem se modificar a partir do contato com o meio, ou no momento em que o objetivo for alcançado.

Quando a motivação na realização de determinada atividade, vem do interesse pessoal chamamos de motivação intrínseca, ou seja, fatores internos, como: interesse pessoal, de alcançar algum objetivo. Quando o interesse de realizar determinada tarefa advém de fatores externos seja para o estudo ou para o aperfeiçoamento profissional, chamamos de motivação extrínseca, ou seja, é a motivação que vem do meio. (HADFIELD; HADFIELD, 2009).

A motivação na aprendizagem da LI é fundamental para o acadêmico, através da mesma, aluno pode ter consciência do seu processo de aprendizagem, e a partir desse momento terá autonomia na busca por novos conhecimentos. Segundo Farias (2011) quanto maior for à motivação, na aprendizagem da língua LI, a probabilidade de sucesso em sua aprendizagem aumentará significantemente.

No entanto há inúmeros fatores que terminam por desmotivar muitos estudantes, trabalho, família, pouco domínio sobre os conteúdos estudados, dentre outros. Quando o individuo passa a não buscar mais soluções pessoais, quando não se esforça em realização de determinada atividade, ou se o mesmo faz apenas o básico para atingir o mínimo exigido o mesmo encontra-se desmotivado (BZUNECK apud SILVANA, 2009).

METODOLOGIA

Nesta pesquisa foi realizado o estudo bibliográfico sobre alguns autores que falam sobre o conceito de motivação e sua importância na aprendizagem da língua inglesa. Após este levantamento de informações foi formulado um questionário fechado, com 5 (cinco) questões de marcar, com opções de a à e, para marcar com X (dentro do parêntese), para conhecermos os tipos de motivações existentes na turma de graduação em letras LI,

Esta pesquisa tem por objetivo avaliar de forma quantitativa sobre a motivação na aprendizagem da LI. Não será identificada a identidade desses acadêmicos, e a partir dos dados coletados serão realizados as analises e discursões. Feita as analises e discursões será criado o slide para apresentação desta pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com