TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

Por:   •  30/9/2016  •  Artigo  •  4.503 Palavras (19 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 19

 

FASG – FACULDADE DE SÃO GABRIEL DA PALHA

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

        

                                

  1. ALUNO: GLEISON MANGEFESTE AQUIMO

CURSO: METODOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

2015

RESUMO

Este artigo tem por objetivo discutir as possibilidades de uso das Inteligências Múltiplas defendidas pela Teoria de Howard Gardner no processo de Ensino Aprendizagem da língua Inglesa. Gardner ampliou o conceito de inteligência única e o tornou abrangente a uma série de capacidades. A inteligência para Gardner é a capacidade de resolver problemas em um determinado ambiente, ele defendeu que o ser humano é dotado de inteligências múltiplas, assim, ele propõe uma nova visão da inteligência, subdividindo-a em sete diferentes competências que incluem as dimensões linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésico-corporal, naturalista, intrapessoal e interpessoal. Nesse momento destaca-se a figura do professor enquanto mediador no processo de Ensino Aprendizagem da língua inglesa por meio da teoria das Inteligências Múltiplas. Logo, é preciso conhecer a fundo a Teoria para poder explorar seus estímulos e, por meio de questionários e observações, detectar as inteligências predominantes e estratégias que facilitem a aprendizagem do inglês.

Palavras-Chave: Ensino Aprendizagem; Inteligências Múltiplas; Mediador.

ABSTRACT

This article aims to discuss the possibilities of use of Multiple Intelligences Theory advocated by Howard Gardner in English Teaching and Learning process. Gardner expanded the concept of intelligence and it became broader including a comprehensive range of capabilities. Intelligence for Gardner is the ability to solve problems in a particular environment, he has defended that human beings are endowed with multiple intelligences, so he proposed a new view of intelligence, subdivided into seven different skills which include linguistic dimensions, logical-mathematical, spatial, musical, bodily-kinesthetic, naturalist, interpersonal and intrapersonal. It is highlighted then the teacher as a facilitator in the process of teaching learning English through the theory of Multiple Intelligences. Therefore, it is necessary to know the background theory to exploit its stimuli and, through questionnaires and observations, teachers can detect the predominant intelligences and strategies that could facilitate the language learning.

Keywords: Education; Multiple Intelligences; Mediator.

___________________________________________________________________________

1 Pós Graduando do Curso de Metodologia no ensino de língua inglesa


INTRODUÇÃO

Um dos maiores nomes na área da inteligência e cognição mundial, Howard Gardner, grande pesquisador de reconhecimento internacional da Universidade Norte Americana de Harvard, em uma de suas pesquisas mais significativas descobriu, analisando alunos com desempenho considerado fraco pela escola, que os mesmos conseguiram alcançar sucesso em testes aplicados por ele, mesmo tendo fracassado na tradicional avaliação escolar.

Tal resultado fomentou o começo do questionamento dos critérios utilizados pela avaliação escolar para analisar o desempenho dos alunos. Howard Gardner chegou à conclusão de que os métodos tradicionais de avaliação existentes apenas traduziam a concepção de inteligência vigente na escola, que por sua vez, privilegiava a valorização da competência lógico-matemática e da linguística.

A Teoria das Inteligências Múltiplas foi criada por Howard Gardner na década de oitenta quando esteve à frente de uma equipe de pesquisadores de Harvard que detectou a existência de oito tipos de inteligências, embora esse número não seja considerado definitivo.

Gardner (1995) passou então a sustentar em sua Teoria das Inteligências Múltiplas que cada indivíduo possui diversos tipos de inteligência, o que chamamos em linguagem comum de dom, competência ou habilidade. Para Gardner (1995), as demais faculdades também são produto de processos mentais e não há motivos para diferenciá-las. Assim, segundo “uma visão pluralista da mente”, ampliou-se o conceito de inteligência única para o de um feixe de capacidades. A inteligência para Gardner é a capacidade de resolver problemas em um ambiente. Assim, ele propõe uma nova visão da inteligência, subdividindo-a em sete diferentes competências.

A insatisfação de Gardner (1985) com a ideia de QI (Quociente de Inteligência que é uma medida obtida por meio de testes desenvolvidos para avaliar as capacidades cognitivas de um sujeito, em comparação ao seu grupo) e as visões unitárias e limitadas de inteligência que focalizam, sobretudo, as habilidades importantes para o sucesso escolar fizeram da Teoria das Inteligências Múltiplas uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade “inata, geral e única, que permite aos indivíduos um desempenho, maior ou menor, em qualquer área de atuação”.

Então este artigo vem discutir as possibilidades de uso das inteligências múltiplas e o ensino da Língua Inglesa como forma de facilitar o processo de ensino x aprendizagem.

Os professores têm fundamental importância no desenvolvimento das múltiplas inteligências das crianças e jovens, daí a necessidade de saber o que fazer para ajudar os alunos. No processo de aprendizagem da língua inglesa, por exemplo, é preciso que os professores percebam a metodologia viável a  atividade em questão, de acordo com as inteligências predominantes que os alunos possuem para que a aprendizagem possa fluir da maneira mais prazerosa e natural possível, caminhando, sempre, sob os estímulos mais adequados e respeitando as individualidades percebidas em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (237.9 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com