TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO

Por:   •  17/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO

Referência:

SANTOS, Jacyara Nô dos. O Ensino e a aprendizagem da língua inglesa no Ensino Médio. Estudos Anglo-Americanos número 37, 2012.

Laryssa Rafaella Nascimento Alves

O artigo intitulado como O Ensino e a aprendizagem da língua inglesa no Ensino Médio, trata-se de uma pesquisa de campo realizada em turmas de Ensino Médio das escolas públicas e particulares da cidade de Itabuna, BA. Nesse estudo, foi constatado que a disciplina de língua inglesa não é eficaz tanto nas escolas públicas quanto nas particulares de ensino.

Para tanto, para identificar o perfil dos sujeitos envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagem, ou seja, os professores e os alunos, a pesquisadora realizou uma pesquisa, sobretudo com entrevistas para identificar o perfil dos alunos das escolas públicas e particulares. Ainda, foi elaborado questionários para os professores para uma melhor compreensão acerca do motivo da disciplina de língua inglesa no ensino regular não ser satisfatória para que o aluno consiga se comunicar em uma língua estrangeira.

De acordo com o que está estabelecido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), espera-se que essa disciplina seja abrangente e não estática, entretanto, a realidade na grande maioria das escolas está muito longe do que está elencado nesse documento no que se refere a maneira ideal de se pensar o ensino e a aprendizagem em uma língua estrangeira.

Essa pesquisa é muito válida no sentido de comparar o ensino da língua inglesa na escola pública e na escola particular, chegando ao resultado que ambas as modalidades de ensino apresentam uma realidade de ensino muito próximas, na qual constatou-se que faz-se necessário uma política de ensino mais clara e principalmente atenta no que se refere a formação do professor que atua no ensino de língua estrangeira.

Uma questão muito interessante apresentada no artigo é o contraste entre os professores que atuam em escola pública e os que lecionam em escolas particulares. Nesse sentido, os primeiros consideraram que as escolas onde trabalham estão bem equipadas para oferecerem aulas diferenciadas e que despertem o interesse dos alunos. Já os professores das escolas públicas, afirmaram que as escolas não oferecem condições para que o professor trabalhe essa disciplina de maneira diferenciada e motivadora para os alunos. Assim, fica evidente que além dos professores estarem bem capacitados para lecionar a disciplina de língua inglesa, a escola pública deve oferecer condições para que os professores possam trabalhar as suas aulas da melhor maneira possível para que desperte o interesse dos estudantes nessa disciplina. Dessa forma, de nada adianta um professor bem capacitado se a instituição escolar não fornece os meios necessários para que a ministração das aulas não seja resumida apenas em leitura e resolução de atividades.

Outro ponto muito válido apresentado na pesquisa, foi nas respostas fornecidas pelos alunos de escolas públicas e privadas com relação aos instrumentos de avaliação. Ficou evidente que os meios avaliativos mais utilizados pelos professores ainda são as atividades realizadas em sala de aula e os testes. Nesse sentido, percebe-se uma possibilidade de diversificar o processo avaliativo, coletando novos dados para proporcionar um aprendizado mais eficiente e mais abrangente no momento de avaliar como o aluno aprendeu o conteúdo que está sendo trabalhado em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com