TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEITURA E A LITERATURA NO NOSSO DIA A DIA

Por:   •  23/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 4

A LEITURA E A LITERATURA NO NOSSO DIA A DIA

RESUMO

A leitura e a literatura fazem parte do nosso dia a dia, é importante prioriza-las, pois vivemos numa rotina rodeados de novas tecnologias; inseridas também no cotidiano da vida estudantil e utilização demasiada de redes sociais, vivenciando por vezes utilizações de palavras, abreviações, siglas de caráter cibernético construindo muitas vezes duvidas com a escrita e também comodidade para escrever e interpretar.

Palavras-chave: leitura, literatura, internet.

1 INTRODUÇÃO

Através de leituras e interpretações de texto o professor pode trabalhar diversos assuntos, inclusive ao optar por leitura de texto em sala de aula o docente desenvolve seu planejamento de aula nos mais variados conteúdos. Entretanto a pratica da leitura exige tanto do docente quanto do discente dedicação para um melhor aprendizado.

O trabalho com textos (literários ou não literários) requer do estudante concentração para interpretação do texto aplicado e juntamente com a leitura às vezes chega a ser complicado visto que muitos estudantes sentem uma grande dificuldade em ler principalmente em voz alta em leitura coletiva. Essas características foram também presenciadas na observação do estágio. A Instituição de Ensino é publica trata-se do Colégio Estadual Edelvira d’Oliveira e a turma acompanhada era o EJA.

Neste trabalho acadêmico será abordado como está relacionada à leitura e a literatura nessa era digital. Sabemos que investimentos são feitos na tecnologia da informática, principalmente pela iniciativa privada, no intuito de ampliar possibilidades de acesso ao conhecimento globalizado.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Numa era tecnológica e digital onde tabletes e sites de pesquisa acompanham alunos desde seu aprendizado em séries iniciais e durante o ensino fundamental e médio é um desafio para o professor aplicar a prática da leitura.

Incorporar esse instrumento mediático em seus novos projetos de Educação e Ensino é um desafio enfrentado pela Reforma Educacional. Desafio que resulta do ainda precário sistema de interação existente entre o objeto básico de ensino (Língua e Literatura) e o novo instrumental (Internet). E obviamente uma nova formação docente.

De fato sabemos que a Crise do Ensino não será solucionada apenas com a inclusão do Computador na sala de aula, conectado à internet; é imprescindível uma nova reestruturação do Saber. E mais é um grande desafio dos educadores fazer o aluno saber separar o acesso à informação e conhecimento de uma mera diversão.

Entretanto ainda surge um problema que tende a aumentar a gravidade, trata-se de uma ameaça de degradação ou deterioração da Língua Portuguesa, pelo uso sistemático do dialeto da internet e redes sociais, palavras reduzidas a poucas letras ou signos, que tornam o texto incompreensível por quem não souber decifrar; e o pior é que esse uso acaba refletindo em sala de aula quando estudantes não diferenciam a sua maneira de escrever em redações ou até mesmo em respostas e usam essas linguagens, gírias ou abreviações.

É verdade que hoje em dia e para maior rapidez tal “dialeto” se faz necessário devido às condições materiais do instrumental (espaço reduzido, velocidade exigida, necessidade de síntese etc.), por certo a Nova Educação precisa, urgentemente, cria “anticorpos” a essa ameaça à Língua Portuguesa, incentivando os estudos linguísticos e literários.

Isso pode começar pela formação dos mais novos, cuja entrada no mundo da cultura tem na Literatura infanto juvenil, um dos meios mais prazerosos, fácil e dinâmico.

Nesta revolução cultural onde a internet, por ser atualmente o grande meio de comunicação e desempenha um papel decisivo, é urgente que se atente para o fato de que a Língua materna o elemento primordial, na construção da Identidade de um povo. Como lembra Octavio Paz:

Quando uma civilização entra em decadência, a primeira coisa que apodrece é a

Língua.

Diante disso acredito se o jovem usuário, ainda em formação se não receber o “antídoto” essencial que se trata do domínio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com