TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Leitura em Voz Alta priorizando a Literatura Infantil.

Por:   •  31/8/2015  •  Artigo  •  3.180 Palavras (13 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 13

A importância da leitura em Voz Alta priorizando a Literatura Infantil.

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de estabelecer a importância da leitura em voz alta para a aquisição e ampliação de conhecimento linguístico, informação, recreação e interação social necessário á capacidade de ler e escrever em um mundo letrado. O texto apresenta em sua estrutura os itens , a literatura infantil na literatura universal e a importância da leitura lida em voz alta. A abordagem temática configura-se por meio de estudo bibliográfico e descritivo, em que procura objetivar e demonstrar que a literatura infantil sendo um tipo de texto mais relacionado á leitura sensorial deve iniciar-se muito cedo na vida do leitor possibilitando que as crianças utilizem a imagem como suporte para a compreensão da linguagem escrita. Desse modo as imagens, da leitura lida em voz alta, desperta a curiosidade das crianças em buscar sentidos e significados para as fantasias e as emoções, transformando- se na herança mais preciosa que se pode deixar para as novas gerações.

Palavra-chave: literatura,Leitura infantil, leitura em voz alta.

1-Introdução

A escolha do tema: "A Importância da Leitura em Voz Alta priorizando a Literatura Infantil” justifica-se pelo fato de que este tema interessa a quem se dedica a ser professor, leitor, aluno e, portanto, deve, obrigatoriamente, interessar aos profissionais da área da psicopedagogia.

O presente estudo objetiva verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. Ao longo dos anos, a Educação preocupou-se e preocupa-se em contribuir para a formação de um individuo crítico, responsável e atuante na sociedade. Isso porque se vive em uma sociedade na qual as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual. Sendo assim , a escola deve buscar conhecer e desenvolver, na criança, as consequências da literatura e da escrita e como a leitura infantil pode influenciar de maneira positiva, neste processo.

Como objetivo geral, este artigo pretende enfocar a importância da leitura  para a aquisição e ampliação de conhecimento linguístico, informação, recreação e interação, social necessários à capacidade de ler e escrever num mundo letrado; e como objetivos específicos, visa de divulgar a contribuição da literatura infantil lida em voz alta no desenvolvimento biopsicossocial da criança; abordar os diversos fatores que influenciam a criança a desenvolver o prazer pela leitura, tornando-a um leitor ativo, crítico e produtor de novos textos.

2-A LEITURA INFANTIL NA LITERATURA UNIVERSAL

Entre as formas literárias mais importantes, oriundas de tempos remotos, estão os contos maravilhosos e os contos de fadas. Segundo Coelho (1982), essas denominações geralmente são utilizadas como equivalentes, porém, o que se pode dizer é que “todo conto de fada é um conto maravilhoso, mas este nem sempre é um conto de fada. Ambos são por vezes chamados de contos de encantamento”. (COELHO, 1982, p.(84).

2.1- MODALIDADES DA LITERATURA INFANTIL

Contos de fadas

Para Coelho (1982, p 85), o conto de fadas destaca-se na área do maravilhoso tradicional, pois se há personagem que apesar dos séculos e da mudança de costumes, continua mantendo seu poder de atração sobre homens e crianças, essa é a fada ( do latim fatum, destino). Pertence à área dos mitos, a fada ocupa um lugar privilegiado na estrutura vital que neles é representada ela encarna a possibilidade da realização dos sonhos que são inerentes a condição humana.

Os contos de fadas são um rotulo adotado pelos franceses para se referirem aos contos maravilhosos e o conto popular, nascido então na tradição oral, e criando outra realidade: o espaço sobrenatural dominado por seres mágicos.

Fabulas

Fabula do latim fari: falar, e do grego Phao : contar algo, é narrativa de uma situação vivida por animais, que referencia  uma situação humana e tem por objetivo transmitir  uma moralidade. A exemplaridade desses textos espelha a moralidade social de uma época e o caráter pedagógico que encerra. È oferecido, então, um modelo de comportamento maniqueísta, em que o “certo” deve ser copiado e o “errado” evitado.

A presença dos animais deve-se, sobretudo, ao convívio mais efetivo entre homem e os animais, naquela época. O uso constante da natureza e dos animais, para a alegorização da existência humana, aproxima o público das moralidades. Assim, apresentam similaridade com a proposta das parábolas bíblicas.

Lendas

Lenda, do latim legenda/legen: ler é uma forma de narrativa antiquíssima, baseada na tradição oral e de caráter maravilhoso, cujo argumento é tirado da tradição de um dado lugar. Ele relata os acontecimentos, em uma mistura entre referenciais históricos e imaginários.

A lenda tem o caráter anônimo e, geralmente, esta marcada por um profundo sentimento de fatalidade. Tal sentimento é importante, porque fixa a presença do destino, aquilo contra o que não se pode lutar e demonstrar o pensamento humano dominado pela força do desconhecido.

Poesia

O gênero poético tem uma configuração distinta dos demais gêneros literários. Sua brevidade, aliada do potencial simbólico apresentado, transforma a poesia em uma atraente e lúdica forma de contato com texto literário.

A iniciação poética infantil começa em casa, com a mãe cantando cantigas de ninar para bebe dormir. Em seguida, vem as parlendas, as quadrinhas, as cantigas de roda, as adivinhas, os travas línguas, que são passados de geração a geração. Assim, as crianças vão crescendo, familiarizados com a linguagem lúdica e simbólica do poema.

Mitos

O mito é uma narrativa baseada na lenda e recupera tempos anteriores ao homem e nossa civilização. Segundo Coelho (2003,p.86) “ A origem  dos mitos perde-se nos princípios dos tempos. São narrativas tão antigas quanto o próprio homem”.

O mito cria a possibilidade de se recorrer ao passado, para explicar o presente, e aos deuses, para explicar aspectos da condição humana. Dessa forma, faz com que não haja uma fronteira muito nítida entre mito e cultura, é uma narrativa exemplar que não deve ser tomada ao pé da letra. Há que se considerar sua dimensão alegórica, pois são historias sobre a sabedoria da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (182 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com