TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguagem humana: do mito à ciência – Fiorin

Por:   •  15/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.357 Palavras (22 Páginas)  •  1.909 Visualizações

Página 1 de 22

TEXTO 1 - A linguagem humana: do mito à ciência – Fiorin

PG. 02 LINGUAGEM E LÍNGUA

PG 02 A linguagem é a capacidade específica da espécie humana de se comunicar por meio de signos [...]

PG 02 A linguagem responde a uma necessidade natural da espécie humana, a de comunicar-se [...] ela não se manifesta de forma natural. Ela deve ser aprendida. No caso da linguagem verbal, ela deve ser aprendida sob a forma de uma língua, a fim de se manifestar por meio de atos de fala. A língua é um sistema de signos específicos aos membros de uma dada comunidade.

PG 03 A aptidão para a linguagem é um traço genético. Sua realização, no entanto, passa por um aprendizado, que é o domínio cultural.

PG 03 Os sentidos podem se manifestar por diversas maneiras:

Linguagem verbal – por meio de imagens (pinturas) gestos (língua de sinais).

Linguagens não mistas – significados se expressam apenas de uma maneira: a escritura, a pintura, a escultura, a língua de sinais.

Linguagens mistas – significados se expressam de diferentes maneiras, como o cinema, em que os sentidos são veiculados pelos sons da linguagem verbal e da música, pelas imagens da linguagem visual.

PG 03 Linguagem entendida como a capacidade específica da espécie humana de produzir sentidos, de se comunicar, mas também das linguagens como as diferentes manifestações dessa capacidade.

ex: Uma ordem de parar no trânsito .

PG 03 A linguagem é inseparável do homem e segue-o em todos os seus atos. A linguagem é o instrumento graças ao qual o homem modela seu pensamento, seus sentimentos, suas emoções, seu esforço, sua vontade e seus atos, o instrumento graças ao qual ele influencia e é influenciado. Para o individuo, ela é o tesouro da memória e a consciência vigilante transmitida de pai para filho [...] ela é a marca da personalidade, da terra natal e da nação, o titulo da nobreza da humanidade. Prolegômenos a uma teoria da linguagem – Hjelmslev.

PG 03 FUNÇÕES DA LINGUAGEM

PG 03 Em primeiro lugar, a linguagem é uma maneira de perceber o mundo.

PG 03 Exemplo do livro Através do espelho e o que Alice encontrou lá – Mostra que Alice é incapaz de apreender a realidade quando entra no bosque em que as coisas não têm nome. Isso significa que as coisas no mundo só tem existência para os homens quando são nomeadas. [...] Só tentamos para as coisas por intermédio da linguagem. [...] só pela linguagem o mundo ganha sentido para nós.

PG 04 Por outro lado, cada língua é uma forma de interpretar a realidade.

PG 04 Exemplo do livro Viagens de Gulliver – Invenção dos sábios de Balnibarbi – propõem substituir as palavras, que segundo eles, têm o inconveniente de variar de língua para língua, pelas coisas (mostrar objetos). [...] essa história é uma ironia às concepções vulgares que imaginam que a compreensão da realidade independe da língua que a nomeia, que pensam que as palavras são etiquetas que se aplicam a coisas classificadas independentemente da linguagem. A língua é uma forma de categorizar o mundo, de interpretá-lo.

PG 04 A língua não é um sistema de mostração de objetos. As coisas não designam tudo o que uma língua pode expressar. No léxico de uma língua, agrupamos os nomes em classes. (maçã, banana – frutas). Estabelecemos relações entre as palavras para comentá-las.  A língua permite falar do que está presente e do que está ausente, porque possibilita até criar novas realidades, mundos não existentes.

PG 04 A linguagem é uma atividade simbólica, o que significa que as palavras criam conceitos e eles ordenam a realidade, categorizam o mundo. EX: conceito de nascer do sol.

PG 04 As palavras formam um sistema independente das coisas nomeadas por elas, o que quer dizer que cada língua pode nomear o mundo de maneira diversa, exprimir diferentes modos de ver a realidade.  EX: veste-se uma roupa, mas calça um sapato ou uma luva. Em inglês, nos dois casos, usam-se to wear.

PG 05 Língua meio de categorizar o mundo. EX: Legumes x Frutas.

PG 05 A língua é também o meio pelo qual interagimos socialmente. Na interação entre o diretor da Petrobras e os jornalistas, os repórteres não obtiveram nenhuma informação.

PG 05 Diz-se eu a função principal da linguagem é comunicar. No entanto, há 2 questões que devem ser pensadas.

1 – Comunicar não é só transmitir informações, pois as pessoas  se comunicam ate para não dizer nada.

2 – Comunicar não é um ato unilateral, mas é um jogo em que um parceiro da comunicação age sobre  o outro.

A comunicação é relacionamento, interação. É uma ação reciproca, lugar de acordo e negociações.

PG 05 Na linguagem usamos diferentes funções:

  • Função informativa ou referencial  [contexto] - Permite conhecer o mundo; possibilita o acúmulo de conhecimentos  e a transferência de experiências. Por meio dessa função, a linguagem modela o intelecto.

  • Função conotativa – Influenciar [destinatário]– Com a linguagem, lavam-se os outros a fazer determinadas coisas, a crer em determinadas ideias, a sentir determinadas emoções. Tentações e seduções; Provocação e ameaça.

  • Função emotiva da linguagem [remetente]– Com as palavras expressamos nossos sentimentos e nossas emoções. Com a linguagem, exteriorizamos o que estava dentro de nós.
  • Função fática [canal] – Serve para criar laços entre as pessoas e mantê-los.

EX: Canção Sinal Fechado, Paulinho da viola – dois amigos não se veem há muito tempo e são obrigados a conversar, sem ter muito o que dizer ao outro. Silêncio parece hostil.

  • Função metalinguística [código] – falar da própria linguagem. Usamos palavras para referir-nos a palavras. A atividade metalinguística é inseparável da fala. Gramática – a linguagem em função da metalinguística.

EX: Poema Autopsicografia – Fernando Pessoa – discute o problema do sentimento exposto no poema

Soneto – Cruz e Sousa – comenta a elaboração de um soneto, destacando sua forma tradicional [ quartetos e tercetos] e os recursos poéticos como a rima.

PG 08 A linguagem também é lugar e fonte de prazer. EX: mulher gorda sentou no banco de um ônibus e o quebrou – Emílio de Menezes – É a primeira vez que vejo um banco quebrar por excesso de fundos. Banco – móvel para se sentar e casa bancaria; Fundos – nádegas e capital, dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (222.8 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com