TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem humana e a comunicação animal

Por:   •  14/5/2017  •  Resenha  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  2.617 Visualizações

Página 1 de 2

Linguagem humana e a comunicação animal

Para a linguística, a linguagem é exclusivamente uma capacidade humana, porém assim como nós os animais também podem se comunicar, mas não se compara a evolutiva linguagem humana. Apesar de termos biologicamente linguagem, precisamos de estímulos para nos comunicar, de interação social e cultural, já os animais herdam sua linguagem. Temos uma estrutura complexa de regras e um número ilimitado de combinações que podemos utilizar para construir diferentes contextos dentro da nossa linguagem, diferentemente da comunicação limitada dos animais, privada de criatividade e novidades.

Um exemplo são as abelhas que indicam através de seus movimentos a localização e direção de onde esta o alimento, entretanto não há dialogo e elas não constroem uma mensagem a partir de outra, os animais não conseguem juntar informações e formar uma sequencia logica delas, baseiam-se em códigos instintivos. Os animais utilizam sua comunicação para coisas básicas, expressam emoção por sons nos permitindo identificar medo, dor ou movimentos corporais assim como nós, sendo que são de complexidades diferentes, portanto não podemos negar que haja comunicação entre si, não chega aos níveis humanos em muitos patamares, mas está presente em suas vidas.

As primeiras teorias sobre a origem da linguagem humana vêm da religião, onde na bíblia fala-se da torre de babel que foi construída pelos homens que falavam uma só língua para alcançar o céu, então Deus castigou a todos, fez com que ninguém mais se entendesse, falando línguas diferentes. Para Chomsky, o que nos torna diferente é que temos uma espécie de “órgão de linguagem” no cérebro onde a recursividade seja o fato que torna a linguagem humana única.

Diferenciamo-nos de outras espécies consideradas inteligentes, como chimpanzés e golfinhos, porque, entre outras coisas, somos capazes de encaixar uma ideia na outra, formando frases sem fim. Por mais que se avance em tentar ensinar os animais a nossa linguagem, não conseguiriam chegar ao mínimo que um ser humano pode fazer. Usamos nossa linguagem para nos comunicar, onde é indispensável para nos relacionarmos uns com os outros, expondo pensamentos e sentimentos que nos ajuda a viver em sociedade. A linguagem humana tem uma estrutura complexa feita para atender a uma grande quantidade de funções e utiliza para a comunicação uma parte do cérebro distinta da dos animais tornando-a única comprada a qual outro tipo de comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com