TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Parametrização a linguagem humana se diferencia da linguagem animal

Por:   •  8/1/2018  •  Resenha  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: Parametrização

A linguagem humana se diferencia da linguagem animal, por exemplo, por ser dialógica e oferecerem recursos para se tratar dos mais diversos assuntos. No entanto para se comprovar o status de língua como forma de comunicação dos surdos, foi necessária outra característica, a possibilidade de se decompor em unidades menores, o que até a década de 1960 não se sabia que se decompunha em partes menores, porem após esses anos um linguista americano, iniciou sua pesquisa em Língua de Sinais Americanas (ASL) que ficou claro que as línguas de sinais também se decompunham em partes menores.

Hoje as pesquisas apontam existência de cinco componentes dos sinais, os parâmetros das LS: a configuração da mão, o ponto de articulação, o movimento, a orientação e as expressões não manuais.

A configuração da mão, são sinais idênticos que se diferenciam apenas pela mudança da forma assumida pela mão no momento da articulação do sinal. Da mesma forma que ocorre no português quando duas palavras se diferencias apenas pela mudança de um fonema, como vaca e faca, que se diferenciam apenas pelos fonemas f e v.

Ponto de articulação é a área do corpo na qual ou próxima da qual se articula o sinal, como por exemplo: sábado e aprender, onde aprender é realizado próximo a testa e sábado próximo a boca. E temos também dois sinais que tem o mesmo ponto de articulação, como queijo e exemplo, que tem o queixo como ponto de articulação.

Movimento é o próximo parâmetro, realizado pelas mãos do enunciador no espaço, é bastante complexo, como podemos observar nos sinais, diferentes tipos, como movimento interno da mão, movimento do pulso e movimento direcional no espaço.

Orientação, nesse parâmetro é relacionado a direção para a qual a palma da mão aponta quando o sinal é produzido, existem 6 tipos de orientação: para baixo, para cima, para dentro e para fora, para os lados.

E por último as expressões n=ao-manuais que são as expressões faciais e corporais, movimentos do corpo, da face, da cabeça e dos olhos quando se realiza a articulação do sinal, como exemplo, temos o sinal de triste e exemplo, que possuem a mesma configuração da mão e ponto de articulação, no primeiro faz-se uma expressão facial de tristeza, já no segundo a expressão facial fica neutra.

Referência: SILVA, Giselli Mara da. Parâmetros da Libras. Disponível em: . Acesso em: 09 nov. 2017.

DOMINGOS, Maria. Os cinco parâmetros da Libras. Disponível em: . Acesso em: 09 nov. 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (296.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com