TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura e Outras Séries Culturais

Por:   •  6/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

AVA2 – Trabalho da Disciplina

Literatura e Outras Séries Culturais

Prof: Ana Cristina dos Santos

Aluno: Giuliana Carrano

Matrícula: 20184300700

      Querido Vitor,

 Como está tudo por aí? Aqui está tudo bem, sem grandes novidades.

 Queria te falar à respeito de um conto que li essa semana. O conto se chama Olhos D`água da escritora Conceição Evaristo. Sei que você é um apaixonado por contos como eu, especialmente contos que descrevam a trajetória de mulheres fortes.

 A primeira coisa que me fez gostar desse conto foi o fato de ter a presença marcante das mulheres na vida da personagem central. Ela indaga a todo momento qual seria a cor dos olhos de sua mãe. E enquanto ela busca essa recordação que a princípio ela não se lembra, ela vai recordando de muitos outros fatos importantes de sua mãe e de sua infância. Lembra-se das irmãs, das tias, de suas antepassadas vindas da África. Ela se recorda perfeitamente da força de sua mãe, mas não da cor de seus olhos.

 Achei curioso o fato das mulheres serem tão importantes em minha vida também. Minha mãe, minhas avós, tias, primas, amigas de infância e adolescência. Mulheres tão fortes e essenciais em minha vida, que com certeza fizeram de mim o que sou hoje. E ainda por cima, hoje também tenho minha filha que me ensina o que é o amor verdadeiro todos os dias.

 Recordei-me agora, do filme Colcha de Retalhos com a Winona Ryder, onde a força da mulher também é exaltada. Você se lembra desse filme? Onde uma jovem em conflito em seu relacionamento com o noivo busca refúgio na casa de sua avó e tia-avó. Lá ela descobre que ambas fazem parte de um grupo de mulheres que fazem colchas de retalho feitas à mão. À medida que o filme se desenrola ela vai conhecendo as outras integrantes do grupo e suas histórias de vida cada vez melhor. E de sua avó e tia também. Mulheres cheias de sabedoria, com quem ao final a personagem principal aprende muito.

 Por fim, a personagem de Olhos D`água desespera-se por não se recordar da cor dos olhos de sua mãe e decide voltar à sua terra natal. Sua conclusão é a de que os olhos de sua mãe sempre estavam cheios de lágrimas, cheios de emoção. Como se seus olhos trouxessem águas correntezas, olhos d`´agua. Agora a personagem que também tinha uma filha, fazia com ela uma brincadeira para descobrir a cor dos olhos uma da outra, em que os olhos de uma são o espelho dos olhos da outra.

 O que você achou do conto? Você gostou? Eu achei lindíssimo. Depois me conta.

      Saudades sempre.

                 Beijos.

                           Giuliana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com