TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

Por:   •  8/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS/ESPANHOL

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

SIMONE ANTUNES RA 1737182

SINOP – UNIP

2020

PONTO DE PARTIDA

Como sabemos a educação se faz presente em diferentes ambientes educativos e pedagógicos, o exercício educativo não existe fronteiras nem tampouco barreiras, assim, o campo investigativo da educação passa a ser visto como gigantesco e bastante diversificado (BRANDÃO, 1995). Por conta disso, observei 05 ambientes educativos sendo 02 escolares e 03 não escolares, em um raio de aproximadamente de 500 metros. Os ambientes educativos não escolares não possuem como objetivo principal promover a educação, mas que de alguma forma ou de outra se fundamentam nela para se erguer e atingir seus objetivos.

 

AMBIENTES EDUCATIVOS ESCOLARES OBSERVADOS

 

 CDCE-ESCOLA ESTADUAL DE 1 E 2 GRAUS 12 DE ABRIL 

Escola estadual inaugurada no dia 20 de janeiro de 1997, localizada na Avenida Cloves Felicio Vettorato, nº 5869, centro, Terra Nova do Norte/MT. As etapas de ensino são as seguintes: Educação de Jovens e Adultos – Supletivo Ensino Fundamental e Ensino Médio. A escola possui 12 salas de aulas, no total são 97 funcionários, contém Sala de diretoria, Sala de professores, Laboratório de informática, Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), Quadra de esportes coberta, Quadra de esportes descoberta, Cozinha, Biblioteca e Banheiros femininos e masculinos fora do prédio e dentro do prédio, banheiros com chuveiros, banheiro adequados para deficiência ou mobilidade reduzida, dependências e vias adequadas para deficientes, sala de secretaria, refeitório, despensa, almoxarifado e pátio coberto. Oferece alimentação escolar para os alunos, agua filtrada, agua de poço artesiano, e energia da rede pública. Possuem também equipamentos que são impressoras, TV, antena parabólica, copiadora, aparelho de som, Datashow e câmera fotográfica/filmadora.

Figura 1. Escola Estadual 12 de Abril

[pic 2]

EEPG NORBERTO SCHWANTES                                                        

Escola estadual inaugurada no dia 15 de outubro de 1996, localizada na Rua São Pedro, nº 266, centro, na cidade de Terra Nova do Norte/MT, a escola tem prédio próprio, água da rede pública, energia elétrica da rede pública, esgoto sanitário por fossa e coleta de lixo periódica, contém Sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática, sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado, quadra de esportes descoberta, cozinha, biblioteca, banheiro adequado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, banheiro com chuveiro, refeitório e pátio coberto, oferece alimentação escolar para os alunos e atendimento educacional especializado. A escola possui recursos como antena parabólica, retroprojetor, 8 salas existentes, 3 equipamentos de TV, 3 aparelhos de DVD, 3 impressoras, 3 aparelhos de som, 3 projetores multimídia - Datashow, 36 computadores na escola, 5 para uso administrativo, 33 para uso dos alunos, 38 funcionários, acesso a internet e banda larga.

Figura 2. Escola Estadual Norberto Schwantes

[pic 3]

AMBIENTES NÃO ESCOLARES OBSERVADOS

GINÁSIO MUNICIPAL JOSIANE KRULISKOSKI

O ginásio fica localizado na Rua. Rui Barbosa, 597-675, Terra Nova do Norte – MT o município possui apenas um ginásio de esportes. Espaço este que é ocupado durante o dia com atividades escolares e no período noturno pelo restante da população dos bairros circunvizinhos. Este ginásio já foi sede dos Jogos Vale do Teles Pires em 2006 e dos JOREMS Jogos Regionais Estudantis Mato-grossenses em 2011. Atualmente este local serve para desenvolver as competições do calendário esportivo municipal, bem como as atividades físicas dos escolares. Como mencionado acima, sendo este local único no município, é nesse ambiente que recebem os esportistas visitantes, deixando muitas vezes a desejar na hospitalidade devido à situação atual em que se encontra, causando uma impressão de descaso, não só com o esporte, mas também com o patrimônio público. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (511.3 Kb)   docx (330.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com