TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação: Teoria, investigação e aplicação

Por:   •  14/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 2

          Universidade Federal do Amazonas

Nome: Emily Sthefany Silva Oliveira e André Lucas Carneiro Farias

Data: 27/01/2022

Disciplina Psicologia da educação:                 Período: 1°

Professora: Denise Aparecida Rodrigues Amancio

Referência: VEIGA, Feliciano H. Psicologia da Educação: Teoria, investigação e aplicação, envolvimento dos alunos na escola. Lisboa: Climepsi editores, 2013.

Fichamento de resumo: Psicologia e Educação.

O objeto fundamental da Psicologia da Educação: é o processo de desenvolvimento e aprendizagem, que destaca a formação de professores e de psicólogos escolares. Segundo Woolfolk (2010), a Psicologia da Educação precisa ser como uma disciplina fundamental e com características próprias, precisa ser vista como autônoma, além disso, a Psicologia da Educação precisa ser como uma ponte entre a Psicologia e a Educação.

O que a Psicologia da Educação precisa:  objetos próprios, processos educativos, ademais, vai precisar seguir caracterizando-se por um pluralismo epistemológico.

O desenvolvimento da Psicologia da Educação: se desenvolveu como uma ligação entre o conhecimento produzido pela investigação psicológica básica e os objetivos de explicação e de promoção da ação de educar, por isso, hoje é uma área específica de conhecimento e essa área tem objetivos próprios.

Como a Psicologia da Educação funciona, atualmente: a Psicologia da Educação firmou o seu fundamento em teorias e pesquisas variadas, mas não só de áreas mais amplas da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, como também nas experiências dos professores ao longo dos anos.

A definição de professores preparados para ensinar: são aqueles que, além de dominarem conteúdos específicos de sua respectiva disciplina, vão ter formação acerca de como se realiza o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos de forma individual ou como um corpo.

O que é um bom professor: ser um bom professor não precisa e nem deve ser visto como um dom de nascença ou uma questão de jeito para lidar com crianças e adolescentes. Na verdade, requer conhecimentos da especialidade, que são aprendidos, Ser um bom professor requer competências de ensino e relacionais, que são suscetíveis de serem desenvolvidas.

Futuramente, a Psicologia da Educação deve: dar mais importância ainda à aprendizagem do aluno; apoiar-se cada vez mais em metodologias que visem o desenvolvimento do aluno, contemplar aspectos ecológicos e ambientais do sistema educativo, escolar e familiar, bem como modelos holísticos e de prevenção.

O que esperar da  Psicologia da Educação: espera-se que a Psicologia da Educação, nos seus processos de formação ensino e etc, gere contributos resultantes de integrações multifacetadas e colaborativas.

O que a Psicologia da Educação preza: colocar a educação ao serviço da construção de uma vida melhor e de qualidade, onde a liberdade e a justiça abracem todos os âmbitos possíveis e imagináveis, preza pela análise e reflexão acerca das aprendizagens no mundo do trabalho e suas necessárias transformações e não apenas isso, mas também, preza para que a ciência seja para todos, que seja acessível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com