TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DA LITERATURA

Por:   •  12/1/2018  •  Ensaio  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 2

UNIDADE I – TEORIA DA LITERATURA

No livro texto, lemos e discutimos que a Teoria da Literatura passou por várias modificações ao longo da história literária. Embasados nas leituras realizadas responda as questões que seguem:

1. Sabe-se que a Teoria da literatura é um tipo particular de conhecimento dos fatos literários. Agora diga que características possuem esse tipo de conhecimento?

De modo geral a Teoria da Literatura tem como objeto de estudo todos os fatos literários, quer o autor empírico, o leitor, o ambiente cultural. Enfim, pode-se dizer que todo esse ramo do conhecimento se interessa por toda a vida literária, associada a toda e qualquer obra literária seja em prosa seja em verso. (AMORA, 1988)

R...modalidade histórica e conceitualmente distinta de problematizar a literatura, de maneira metódica e aberta à pluralidade da produção literária e de seus modelos de análise. assim sendo, a teoria da literatura não é uma meia dúzia de noções elementares e ‘teóricas’ cuja razão de ser consiste em suas aplicações práticas.

2. Quais os objetos de estudo da Teoria da Literatura?

“[...]o objeto do estudo literário não é a literatura, mas a literariedade, isto é, aquilo que torna determinada obra uma obra literária.”(SOUZA, 2004).
R- o objeto do estudo literário não é a literatura, mas a literariedade, isto é, aquilo que torna determinada obra uma obra literária.” ( RESPOSTA CORRETA)

3. Além da Teoria Literária, que outras disciplinas se ocupam dos fatos literários?

já teve diversas disciplinas para estudá-la: poética, história da literatura,

crítica literária, ciência da literatura, estética.

R. poética, história da literatura, crítica literária, ciência da literatura, estética. .”

( RESPOSTA CORRETA)

4. Quando surgiram as primeiras teorias a respeito da Teoria da Literatura?

marco inicial da teoria literária surgiu ainda nos séculos V e IV a.C com as obras de Homero: Odisseia e Ilíada. A partir daí percebeu-se que a literatura poderia ser teorizada como uma ciência e, assim, melhorar — e padronizar —

R. a partir do final do século xix e início do século xx , a teoria da literatura tomou outras acepções, passou de uma abordagem normativa ainda ligada às suas origens a uma abordagem descritiva próximo dos atuais estudos. (R. ERRADA)

5. Quais os objetivos da Teoria da Literatura?

o objeto da Teoria da Literatura é representado nas obras escritas (e também de natureza oral) que elaboram de forma especial a linguagem, constituindo universos ficcionais ou imaginários

R. o objeto da teoria da literatura é representado nas obras escritas (e também de natureza oral) que elaboram de forma especial a linguagem, constituindo universos ficcionais ou imaginários. ( RESPOSTA CORRETA)

Pesquise e leia sobre as obras A Poética, de Aristóteles, A república, de Platão e A Ilíada e Odisséia, de Homero. Para terá acesso a essas obras você deve consultar a página: www.dominiopublico.gov.br/pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com