TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da literatura

Por:   •  15/5/2016  •  Seminário  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade de Santa Cruz

Ilhéus, 06 de Abril de 2015

Disciplina: Fundamentos de Teoria da Literatura

Dabliane Santos Oliveira Almeida

                                              Atividade  1

  1. O que é Teoria da Literatura ?

A Teoria é um conjunto de pressupostos ou princípios gerais sobre determinada ciências ou arte, através dessa teorização que a literatura contém regras que foram expostas por estudiosos e aceitos por uma maioria, os quais podem ser modificados. A teorização da literatura é fundamental para as obras literária.

  1. Como se caracteriza uma literatura nacional?

A obra literária possui particularidades que distingue de outras produções, principalmente no tocante a forma de expressar a realidade, é representante de um país com traços caraterísticos de uma nação. Ela possui um conteúdo natural, valoriza a cultura local, é muito focada na vida urbana e em todas as suas características : a solidão, a violência, as questões políticas e o controle da mídia .

  1. Comente as funções da linguagem, de acordo com Roman Jakobson. Destas funções, qual se relaciona predominantemente com a obra literária? Explique.  

 Para Roman ele elaborou estudos acerca das funções da linguagem, os quais são muito úteis para análise e produção de textos. As seis funções são : Referencial:  "denotativa", "cognitiva" - seja a tarefa dominante de numerosas mensagens, a participação adicional de outras funções em tais mensagens deve ser levada em conta pelo linguista atento. Emotiva: A chamada função emotiva ou "expressiva", centrada no remetente, visa a uma expressão direta da atitude de quem fala em relação àquilo de que está falando.           Conativa : A orientação para o         destinatário a função conativa, encontra sua expressão gramatical mais pura no vocativo e no imperativo, que sintática, morfológica e amiúde até fonologicamente, se afastam das outras categorias nominais e verbais. Fática: Há mensagens que servem fundamentalmente para prolongar ou interromper a comunicação, para verificar se o canal funciona ("Alô, está me ouvindo?"), para atrair a atenção do interlocutor ou afirmar sua atenção continuada. Metalinguística: Uma distinção foi feita, na Lógica moderna, entre dois níveis de linguagem, a "linguagem-objeto", que fala de objetos, e a "metalinguagem", que fala da linguagem.   Poética:  Essa função não pode ser estudada de maneira proveitosa desvinculada dos problemas gerais da linguagem e, por outro lado, o escrutínio da linguagem exige consideração minuciosa de sua função poética. A função poética não é a única função da arte verbal, mas tão somente a função dominante, ao passo que, em todas as outras atividades verbais, ela funciona como um constituinte acessório, subsidiário. Essas funções não são exploradas isoladamente, mais de modo geral, ocorre a superposição de várias delas. Há, no entanto, aquela que se sobressai, assim podemos identificar a finalidade principal do texto. Para o meu entendimento apenas a referencial que não se encaixa nos textos literário, os outros são de grande importância para as obras literárias, cada uma tem sua função nas obras literária, dando a sua contribuição e tendo cada um estilo próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (102.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com