TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Zoomorfização, Mulher e Sociedade no Conto “Madalena” de Miguel Torga.

Por:   •  3/11/2023  •  Monografia  •  16.196 Palavras (65 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 65

Organização Sete de Setembro de Cultura e Ensino – LTDA[pic 1]

Faculdade Sete de Setembro – FASETE

Curso de Licenciatura em Letras

Uesla Lima Soares

Zoomorfização, Mulher e Sociedade no Conto “Madalena” de Miguel Torga.

 

Paulo Afonso

2016

Uesla Lima Soares

Zoomorfização, Mulher e Sociedade no conto “Madalena” de Miguel Torga. 

Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Letras da Faculdade Sete de Setembro (FASETE), como requisito para obtenção do grau de Licenciatura em Letras.

Área de concentração: Português e Respectivas Literaturas.

 

Orientador: Professora Doutora Maria do Socorro Pereira de Almeida

Coorientador: Professora Mestra Cecília Maria Bezerra de Oliveira.

Paulo Afonso

2016

Uesla Lima Soares

Zoomorfização, Mulher e Sociedade no conto “Madalena” de Miguel Torga.

Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Letras da Faculdade Sete de Setembro (FASETE), como requisito para obtenção do grau de Licenciatura em Letras.

Área de concentração: Português e Respectivas Literaturas.

Aprovada em:   /   /2016

Banca examinadora:

Prof.___________________________________ Orientador

Prof.___________________________________ Avaliador

Prof.___________________________________ Avaliador

Paulo Afonso

2016

Aos homens de Minh ‘alma Edilson Teixeira Lima (in memoriam), Héverton Sousa Soares (in memoriam), Héverton S. Soares Júnior e José Helvecio C. Soares Neto.

AGRADECIMENTOS

No ano de 2013, fui agraciada com a oportunidade de voltar aos estudos, pois Deus, conhecedor de minha alma confessou que meu tempo havia chegado. Agradeço sua imensa misericórdia e amor, Senhor, nada em minha vida seria possível sem Ti. E em meio às dificuldades, fui veementemente estimulada a seguir meus sonhos. A essas pessoas, minha gratidão.

Meu pai, Edilson Teixeira Lima (in memoriam), em sua vida aprendeu a desenhar seu nome, sua assinatura e me ensinou que o que de maior que poderia me ofertar, além de seu amor, eram os estudos. Obrigada pai, em meu coração me deu a força necessária para nunca desistir.

Agradeço ao homem que escolhi para dividir minha vida, Héverton Sousa Soares (in memoriam), que me transmutou na “Louca” que hoje sou, capaz de alçar sonhos impossíveis, de crer que sou capaz de ir além. Sua alma livre fez com que eu assim também desejasse ser, e a Literatura me possibilita esse feito. Obrigada amor.

Agradeço a minha mãe Marilene Alves Correia Lima, mulher forte e trabalhadora que muito cedo me ensinou que nada se consegue sem trabalho, sem suor, sem dedicação... me ensinou a ser forte e lutar por meus objetivos com todas as minhas forças até a exaustão.

Aos meus sogros Lígia Maria Sousa Soares e José Helvecio Cunha Soares por abrir as portas de sua casa e coração para que nele meus filhos e eu habitássemos e realizássemos nossos estudos e bagunças. MUITO OBRIGADA POR TUDO.

Aos professores da minha vida inteira, porque suas críticas me conduziram a buscar novos objetivos. Aos professores e aos colegas de Curso, vocês estiveram ao meu lado em dias de conflito intenso comigo mesma e não permitiram renunciar-me, pois olhei para Fernanda Antônia vi que eu não era capaz de desistir; olhei para Maiara Paula, minha filha do coração, vi que não era capaz de desistir; olhei para Vanessa Viana, minha parceira de tantos trabalhos, vi que não era capaz de desistir; olhei para Aluédja Araújo e Mikaelle Oliveira e não fui capaz de desistir porque vi como me olhavam com admiração e não poderia desapontá-las. Meu muito obrigada, meninas do lado direito da sala.

À João Carvalho, amigo de inteligência destoante que sei que posso contar e professora Joranaide pelo incentivo sempre pontual.

Em especial, minha orientadora Maria do Socorro Pereira de Almeida, mulher de coração lindo e professora que guia-nos por caminhos exuberantes em seu amor pelo que faz e faz tão bem; que me apresentou “Madalena” e alimentou minha ânsia de transformar meus pensamentos em artigo e, posteriormente, em monografia. 

“O essencial é saber ver, mas isso, triste de nós que trazemos a alma vestida, isso exige um estudo profundo, aprendizagem de desaprender.

Eu prefiro despir-me do que aprendi, eu procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram e raspar a tinta com que me pintaram os sentidos, desembrulhar-me e ser eu.”

Alberto Caeiro

SOARES, Uesla Lima. Zoomorfização, Mulher E Sociedade No Conto “Madalena” De Miguel Torga. 2016. 49f. Monografia (Licenciatura em Letras) – Faculdade Sete de Setembro, FASETE. Paulo Afonso, BA.

RESUMO

“Madalena” é o terceiro conto do livro Bichos (1996) de Miguel Torga, e conta a saga de uma mulher em trabalho de parto, caminhando na Serra Negra para parir afastada da aldeia onde morava, fugindo para não expor o segredo que a condenaria socialmente. Nesse sentido, o trabalho perscruta a vida da personagem para observar como ela desvela de forma direta e indireta a percepção social sobre a mulher. Assim, apresentamos o conceito da zoomorfização e como essa característica está presente na obra, através da condição da mulher exposta aos devaneios sociais e a zoomorfização de “Madalena”. A personagem Madalena, que dá nome ao conto, enfrenta sozinha uma dura realidade e por vezes encontramo-la seguindo extintos animalescos, que ressaltam sua zoomorfização. Nessa perspectiva, evidenciamos a mulher refém do julgo social, que sozinha enfrenta as consequências de suas ações e que adquire sobrevida. Para tanto, usufruímos dos estudos de Beauvoir (1967), Ronecker (1997), Candido (1993) entre outros que reforçam nossas leituras. Dividimos o trabalho em capítulos. O primeiro trata da questão da zoomorfização; o segundo trás a mulher na Sociedade e Literatura; no terceiro conhecemos o autor Miguel Torga e o quarto capitulo discutimos a Zoomorfização, Mulher e Sociedade no conto "Madalena" de Miguel Torga em que acentuamos a relevância de nossos estudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (103.9 Kb)   pdf (336.8 Kb)   docx (79.4 Kb)  
Continuar por mais 64 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com