TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A defasagem da lingua inglesa.

Por:   •  25/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.179 Palavras (13 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 13

A DEFASAGEM DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

[1]Hélia Teixeira de Oliveira

RESUMO

Percebe-se que a defasagem da língua inglesa no ambiente escolar está ligada a diversos fatores como o próprio currículo, a escola em si, e até mesmo os alunos que na maioria das vezes percebe que o inglês não tem muita influência como um ensino de qualidade. Entretanto estes têm o conhecimento de que o conhecimento da língua inglesa depende de um futuro profissional, por isso em alguns casos muito alunos acabam procurando um ensino particular visando um futuro promissor. No entanto é possível dizer que a defasagem da língua inglesa acontece principalmente nas escolas públicas e sabe-se que medidas precisam ser tomadas para a detenção desse problema que assola o ambiente escolar.

Palavras chaves: defasagem. estímulo. desinteresse. metodologia. motivação.

Introdução

        Este trabalho tem por objetivo mostrar a realidade do ensino da língua inglesa nos ambientes escolares, mais precisamente na escola pública, de forma a mostrar a situação em que se encontra o ensino da língua inglesa.

        A base teórica para esta pesquisa foi livro, que vem mostrar a defasagem da língua inglesa e que estava ligada a diversos fatores como a falta de estímulo, a motivação tanto dos alunos como de professores.

        Sabe-se que os recursos utilizados em sala de aula podem ou não motivar os alunos a compreender a importância que a língua tem na vida de cada um. O profissional de cada professor da disciplina citada contribui para o desenvolvimento de um bom trabalho a ser realizado em sala de aula. Constatamos que em alguns casos a qualificação do docente não condiz com o ensino que este tem de prestar no ambiente escolar contribuindo para os casos de defasagem.

        É possível dizer que os ambientes escolares não contam com recursos  de apoio para a realização de um trabalho de qualidade. São esses fatores que se contribui a defasagem da língua inglesa que ocorre nos ambientes escolares.

        O descaso com o ensino é uma forma de compreender que este não é valorizado, se os estabelecimentos não entendem que a língua inglesa é importante, torna-se difícil desenvolver um trabalho com qualidade.

        Sabe-seque na atualidade a língua inglesa deixou e ser vista como um meio de adquirir mais cultura e passou a ser uma necessidade de acesso a informações veiculadas a língua estrangeira. Além da contribuição do ensino para a nossa formação humanista, o conhecimento de uma língua estrangeira é, sobretudo, um instrumento de uma língua estrangeira de trabalho no contexto globalizacional.

Desenvolvimento

Sabe-se que nos últimos anos a educação vem sofrendo transformações que deixa muitos educadores em desacordo com as mudanças decorrentes. Em se tratando do tema específico a língua inglesa que acaba não tendo importância no contexto escolar levando a defasagem do ensino.

O processo globalizacional vem trazendo uma grande diversidade e competitividade levando a sociedade certa incerteza no que se referem ao futuro, às mudanças decorrentes desse processo é percebida pela sociedade, também nas relações entre pessoas e troca de informações.

Em se tratando do ambiente escolar no que se refere a defasagem, o currículo também sofreu alterações e acaba promovendo o conteúdo quantitativo e privilegiando o qualitativo na área da educação.

PCNs( 1999, p. 29) afirma que:

“o currículo, enquanto instrumentação da cidadania democrática,deve contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o ser humano para a realização de atividades nos três domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva, visando á integração de homens e mulheres no tríplice universo das relações políticas, do trabalho e da simbolização subjetiva”.

        

O ministério da educação é o órgão responsável pela regulamentação da educação no Brasil, a criação da LDB ( Lei das Diretrizes e Bases) – Lei 9394/96 os PCNs foi implantados com o objetivo de apoiar os educadores em todas as tarefas educacionais, onde estes possam usufruir dos recursos com o intuito de reavaliar a metodologia utilizada em sala de aula.

Entretanto ainda existem muitos educadores que continuam utilizando uma metodologia em desacordo com a atualidade e com as necessidades dos alunos.

Como resultado dessa prática a tendência da defasagem só aumenta no ambiente escolar, em  se tratando da língua estrangeira, a valorização da disciplina depende de um todo, a escola através do projeto político pedagógico define o número de aulas semanais que serão dedicadas ao estudo da língua estrangeira. Em grande parte das escolas não se oferecem aos alunos mais que duas aulas semanais de um idioma estrangeiro, sendo este na maioria das vezes o inglês.

É notório que os alunos percebem que a disciplina é pouco valorizada também em outras situações: dificilmente há aulas de recuperação, as reuniões na maioria das vezes são marcadas no horário de inglês. No entanto para ao professores de inglês não é bom que deixem os alunos de recuperação.

São realidades que se ouve a todo o momento com relação à língua inglesa todos os falares vem mostrar que o quadro de defasagem da língua inglesa vem ocorrendo desde algum tempo atrás.

LIMA ( 2009, p. 162)

A desvalorização da língua inglesa no ambiente escolar também é percebida em docentes de outras disciplinas. A proposta de idéias por parte de alguns profissionais da educação de que a disciplina A ou B são mais importantes que o inglês, pois aquelas reprovam e esta não, também contribui para o descaso de alguns alunos em relação á  aprendizagem de língua estrangeira.

A defasagem da língua inglesa nas escolas ocorre na maioria das vezes pela desvalorização que a disciplina vem sofrendo apesar de todos saberem que a língua inglesa ultimamente visa melhores oportunidades de trabalho oferecidas á quem tem o conhecimento da mesma.

LIMA ( 2009, P. 162)

 Um dos pilares da elaboração de qualquer proposta de ensino de inglês em escolas está na compreensão dos objetivos de seu ensino. A língua estrangeira é um componente essencial para a educação básica dos brasileiros e precisa ser considerado com uma área de conhecimento tão importante quanto outra qualquer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com