TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A defasagem da lingua inglesa.

Por:   •  25/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.179 Palavras (13 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 13

A DEFASAGEM DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

[1]Hélia Teixeira de Oliveira

RESUMO

Percebe-se que a defasagem da língua inglesa no ambiente escolar está ligada a diversos fatores como o próprio currículo, a escola em si, e até mesmo os alunos que na maioria das vezes percebe que o inglês não tem muita influência como um ensino de qualidade. Entretanto estes têm o conhecimento de que o conhecimento da língua inglesa depende de um futuro profissional, por isso em alguns casos muito alunos acabam procurando um ensino particular visando um futuro promissor. No entanto é possível dizer que a defasagem da língua inglesa acontece principalmente nas escolas públicas e sabe-se que medidas precisam ser tomadas para a detenção desse problema que assola o ambiente escolar.

Palavras chaves: defasagem. estímulo. desinteresse. metodologia. motivação.

Introdução

        Este trabalho tem por objetivo mostrar a realidade do ensino da língua inglesa nos ambientes escolares, mais precisamente na escola pública, de forma a mostrar a situação em que se encontra o ensino da língua inglesa.

        A base teórica para esta pesquisa foi livro, que vem mostrar a defasagem da língua inglesa e que estava ligada a diversos fatores como a falta de estímulo, a motivação tanto dos alunos como de professores.

        Sabe-se que os recursos utilizados em sala de aula podem ou não motivar os alunos a compreender a importância que a língua tem na vida de cada um. O profissional de cada professor da disciplina citada contribui para o desenvolvimento de um bom trabalho a ser realizado em sala de aula. Constatamos que em alguns casos a qualificação do docente não condiz com o ensino que este tem de prestar no ambiente escolar contribuindo para os casos de defasagem.

        É possível dizer que os ambientes escolares não contam com recursos  de apoio para a realização de um trabalho de qualidade. São esses fatores que se contribui a defasagem da língua inglesa que ocorre nos ambientes escolares.

        O descaso com o ensino é uma forma de compreender que este não é valorizado, se os estabelecimentos não entendem que a língua inglesa é importante, torna-se difícil desenvolver um trabalho com qualidade.

        Sabe-seque na atualidade a língua inglesa deixou e ser vista como um meio de adquirir mais cultura e passou a ser uma necessidade de acesso a informações veiculadas a língua estrangeira. Além da contribuição do ensino para a nossa formação humanista, o conhecimento de uma língua estrangeira é, sobretudo, um instrumento de uma língua estrangeira de trabalho no contexto globalizacional.

Desenvolvimento

Sabe-se que nos últimos anos a educação vem sofrendo transformações que deixa muitos educadores em desacordo com as mudanças decorrentes. Em se tratando do tema específico a língua inglesa que acaba não tendo importância no contexto escolar levando a defasagem do ensino.

O processo globalizacional vem trazendo uma grande diversidade e competitividade levando a sociedade certa incerteza no que se referem ao futuro, às mudanças decorrentes desse processo é percebida pela sociedade, também nas relações entre pessoas e troca de informações.

Em se tratando do ambiente escolar no que se refere a defasagem, o currículo também sofreu alterações e acaba promovendo o conteúdo quantitativo e privilegiando o qualitativo na área da educação.

PCNs( 1999, p. 29) afirma que:

“o currículo, enquanto instrumentação da cidadania democrática,deve contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o ser humano para a realização de atividades nos três domínios da ação humana: a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva, visando á integração de homens e mulheres no tríplice universo das relações políticas, do trabalho e da simbolização subjetiva”.

        

O ministério da educação é o órgão responsável pela regulamentação da educação no Brasil, a criação da LDB ( Lei das Diretrizes e Bases) – Lei 9394/96 os PCNs foi implantados com o objetivo de apoiar os educadores em todas as tarefas educacionais, onde estes possam usufruir dos recursos com o intuito de reavaliar a metodologia utilizada em sala de aula.

Entretanto ainda existem muitos educadores que continuam utilizando uma metodologia em desacordo com a atualidade e com as necessidades dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com