TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A língua inglesa na rede pública de ensino

Por:   •  7/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 6

 [pic 1]

Centro de Linguagem e Comunicação

Faculdade de Letras

Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa D

Profª. Drª. Eliane Righi de Andrade

Nayara Clemente Lopes – RA: 12223087

PROJETO DE PESQUISA

CAMPINAS

 2013

TEMA:

 A língua inglesa na rede pública de ensino.

JUSTIFICATIVA:

 Sabemos que aprender uma língua estrangeira como a língua inglesa é indispensável para a formação do indivíduo que está inserido num contexto social globalizado, pois o aprendizado dessa língua abre portas para o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural. Ensinar língua inglesa nas escolas públicas tem se tornado cada vez mais um desafio para os profissionais que atuam nessa área, uma vez que, o ensino dessa disciplina no espaço educacional público passou e passa por diversas dificuldades relativas, como a falta de recursos didáticos pedagógicos e carga horária insuficiente. Essas questões têm implicado direta e indiretamente na qualidade do ensino e aprendizagem de língua Inglesa.  

A partir da identificação da falta desses recursos, será possível traçar diferentes planos de ensino que consideram o uso dos mesmos, e o desenvolvimento das aulas a partir dessa habilidade, visando tirar o máximo de proveito do uso e garantir que o aluno, de acordo com sua idade e nível de alfabetização, possa desenvolver o seu aprendizado de língua inglesa.

PROBLEMATIZAÇÃO:

O ensino de língua inglesa na rede pública de ensino: a carência de recursos didáticos pedagógicos.

HIPÓTESE:

Partindo do pressuposto de que na rede pública de ensino fundamental e médio, o uso de recursos didáticos é muito utilizado nas aulas de língua inglesa, fazemos a hipótese de que esses recursos contribuem para o desenvolvimento da autonomia do aluno em seus estudos para que futuramente haja um desenvolvimento e crescimento de sua vida profissional.

OBJETIVO GERAL:

Esta pesquisa visa refletir o uso ou o não uso dos recursos didáticos pedagógicos em sala de aula e sua importância no desenvolvimento da vida escolar do aluno.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

  1. Verificar quais os principais fatores que dificultam a aprendizagem do aluno no ambiente escolar;
  2. Levantar fatores que contribuam para o aprendizado dos alunos, levando em conta a situação da rede pública de ensino;
  3. Observar como o aluno interage com os recursos didáticos em sala de aula;

PERGUNTAS DE PESQUISA:

  1. Os alunos consideram o uso dos recursos didáticos pedagógicos algo importante para seu desenvolvimento?
  2. De que tipo de atividades o professor faz uso para trabalhar com os recursos didáticos pedagógicos?
  3. Quais os outros métodos utilizados pelos professores quando não possuem recursos didáticos pedagógicos?

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

Atualmente, o ensino de língua inglesa configura-se, ainda, um tanto marginalizado na educação brasileira, mais especificamente na rede pública de ensino, localizando-se entre as disciplinas menos quistas pelos alunos.  Um fator que reforça ainda mais esse cenário é a carência de subsídios necessários ao ensino da língua estrangeira, tais como o livro didático e os materiais de apoio: CDs, revistas, acesso a internet e etc.

Deste modo, tem-se que a carência de recursos didático-pedagógicos no ensino de LA (língua estrangeira), bem como a formação/ orientação inadequada do próprio educador e a escassa infraestrutura a ele disponibilizada (são poucas as instituições de ensino que disponibilizam laboratório multimídia, por exemplo, para que os professores desenvolvam atividades práticas com os alunos), são os pontos cruciais que acabam por inviabilizar a disciplina em questão, tornando-a cada vez menos quista pelos alunos. De acordo com Souza (2010), a sociedade vem sofrendo modificações devido à globalização da informação, o que faz com que se deva repensar as formas de aprender e ensinar a LE - o que inclui a capacitação do professor, o currículo por ele seguido e a infraestrutura a ele oferecida pela própria instituição educacional.

As novas mídias e tecnologias disponíveis, como a internet, a TV a cabo, as páginas de relacionamento, abrem um leque de possibilidades para a ação educacional. No entanto, a utilização desses meios de ajuda ao ensino depende prioritariamente do interesse do professor em tornar suas aulas interativas, abandonando os antigos métodos de decoreba e tradução. Celani (2009) afirma que o professor deve ligar o que acontece na sala de aula ao que acontece fora da escola, utilizando letras de músicas, rótulos de produtos, textos de jornais, estampas de camisetas, etc.

É difícil dissociar a história do ensino de línguas estrangeiras do surgimento de novas tecnologias. Segundo Paiva (2008), o aparecimento de uma nova tecnologia implica, num primeiro momento, desconfiança e rejeição.  Após essa fase inicial, a tecnologia começa a fazer parte, mesmo que esporadicamente, das atividades sociais da linguagem. Desse modo, o grande objetivo, atualmente, é que as instituições públicas de ensino acabem por incorporar essa tecnologia em seu currículo de atividades didático-pedagógicas, enriquecendo o aprendizado do aluno. Warschauer (2000), por exemplo, faz alusão à Internet como sendo uma poderosa ferramenta capaz de promover a abordagem sociocognitiva para o ensino de línguas, mais especificamente, por favorecer novas formas de comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com