TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  5/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.929 Palavras (12 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS EXISTENTES NA COMUNIDADE LOCAL

Nome  e matrícula do aluno(a)

Data

RESUMO

O presente relatório tem como objetivo analisar e discutir a relação entre cultura e educação nas comunidades pesquisadas apontando as fragilidades apresentadas nas mesmas e aplicando um desenvolvimento de práticas educacionais através de livros didáticos, nos  quais conferem-se maior especificidade ao ensino de História e Cultura, examinando o difícil caminho constituído pela inferioridade de compreensões identificadas na população em questão, verificando o cumprimento das perspectivas presentes, visando a procura da liberdade institucional, bem como suas lutas em prol de uma educação de qualidade, estabelecendo um elo disciplinar entre os livros didáticos e a educação, realizando uma análise do ensino com  interação das relações no contexto educacional. Como suporte teórico, baseia-se em pesquisas bibliográficas com o avanço  de uma pesquisa empírica qualitativa demonstrando o processo através do qual os conteúdos documentais pesquisados tornam-se relevantes e obrigatórios na formação da avaliação ora em construção, condicionando assim a transformação em disciplina acadêmica, destacando-se as diretrizes para a educação nas comunidades carentes.

Palavras-chave: Comunidade, Livros didáticos, Cultura.

SUMMARY

This report aims to analyze and discuss the relationship between culture and education in the communities surveyed pointing out the weaknesses presented in them and applying a development of educational practices through textbooks, which give greater specificity to the teaching of history and culture, examining the difficult path constituted by the inferiority of understandings identified in the population in question, verifying the fulfillment of the present perspectives, seeking the pursuit of institutional freedom, as well as their struggles for a quality education, establishing a disciplinary link between textbooks and education, performing an analysis of teaching with interaction of relationships in the educational context. As a theoretical support, it is based on bibliographic research with the advancement of a qualitative empirical research demonstrating the process by which the researched documentary contents become relevant and obligatory in the formation of the evaluation now under construction, thus conditioning the transformation into an academic discipline. highlighting the guidelines for education in needy communities.

Keywords: Community, Textbooks, Culture.

INTRODUÇÃO

 

        A defesa do tema, observação e análise sociológica sobre os aspectos culturais existentes na comunidade local, tem como proposta fazer uma investigação sobre a inserção de métodos que acompanham a evolução das comunidades com adoção de livros didáticos, beneficiando assim a cultura e a autoestima dos envolvidos no sistema, pois alguns dos motivos que intimidam os moradores de agrupamentos são a diferença preconceituosa em moradias, conhecimentos e demais abordagens estruturais. Tal distinção pode ser interpretada por um ensino que desvaloriza suas origens, suas culturas.

        Baseando-se em pesquisa bibliográfica, com realização de um estudo metódico em livros, teses, artigos e informações pela internet, o tema em questão pretende apresentar o propósito da produção teórica retratando as ações de agravo, bem como a inexistência de diálogos com o cidadão, morador da comunidade exposto no relatório.  A percepção da importância em utilizar medidas alternativas para o engrandecimento de todo o ensinamento nas escolas impulsiona a comunidade para uma aprendizagem implementada nos livros didáticos, fornecendo alicerces para o fortalecimento da dignidade, estimulando o espaço real de diversidade e igualdade cultural divulgado no interior do ambiente educacional.

REFERENCIAL TEÓRICO

        Os autores especificados na pesquisa e as demais coletas de dados bibliográficos assessoraram o relatório para que o mesmo tivesse a clareza, de maneira instrutiva, validando a composição das segmentações citadas, ampliando o estudo com a finalidade de percepção do tema proposto, intencionando minimizar as adversidades ocorridas  na comunidade como elemento situacional da investigação em história do próprio povo, diferente dos comparados com a sociologia e a antropologia.

        O site www1.educacao.pe.gov.br descreve os autores clássicos da Sociologia Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber, formadores das ideias mais gerais enquanto ciência, a saber:

 Karl Marx, verificou que os conflitos entre as classes sociais são a mola que move a evolução da sociedade por meio das transformações atingidas. Segundo ele só é possível entender as relações indivíduos com base no antagonismo, nas contradições e nos conflitos entre as classes sociais.

 Emile Durkheim, a sociedade sempre está acima dos indivíduos dispondo de certas regras, normas, costumes e leis. Estas se solidificam em instituições sociais e são a base da sociedade. A força da sociedade está na herança transmitida, por meio da educação, às gerações futuras.

Max Weber, a sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas e sim, um conjunto das ações dos indivíduos se relacionando de forma recíproca. Um conceito básico desenvolvido por Weber é o de Ação Social, ou seja, ato de comunicação, relacionamento orientado pelas ações dos outros.  

        As informações expostas apontam sobre algumas das contribuições para a formulação de técnicas desenvolvidas pelos mesmos.

        Segundo Marx:

[...] o modo de satisfazê-las são produtos históricos e dependem, por isso, de diversos fatores, em grande parte do grau de civilização de um país e, particularmente, das , ondições em que se formou a classe dos trabalhadores livres, com seus hábitos e exigências peculiares (MARX (A), 2005, p. 201).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com