TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Fonetica e Fonologia

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

Fonética e Fonologia

O diferencial da Fonética para a Fonologia se considera aos sons independentes das oposições paradigmáticas e combinações sintagmáticas.

A fonética estuda a organização dos sistemas sonoros das línguas naturais. Seu papel é descrever os sons da linguagem e analisar suas particularidades acústicas e perceptivas. Fundamenta-se também em estudar os sons da voz humana, pesquisando suas propriedades físicas independentemente do seu “papel linguístico de construir as formas da língua”. Seu estudo se baseia no som da fala, ou seja, o fone.

A fonologia baseia em estudar as diferenças fônicas intencionais, distintivas, ou seja, que se unem a diferenças de significação; estabelecendo a relação entre os elementos de diferenciação e quais as condições em que se combinam uns com os outros para formar morfemas, palavras e frases. Seu estudo se baseia no som da língua, ou seja, o fonema.

Diferença entre língua e fala

A fala é a forma de se comunicar de maneira oral, fazendo uso da linguagem verbal. É comum que ela seja afetada por costumes locais, seus vícios de linguagem na qual a pessoa frequenta e as pessoas ao seu redor, ao tipo de linguagem que estas usam para se comunicar. Nossa fala é reconstruída ao longo da nossa vida e nela colocamos aspectos do nosso pessoal e de nossas experiências, por isso a fala pode se diferenciar bruscamente de um indivíduo a outro.

Fazendo assim o uso da linguagem escrita e linguagem de símbolos, comuns ao nosso convívio e cotidiano, por isso é possível que reconheçamos informações, como por exemplo as placas de trânsito.

A língua consiste num conjunto específico de códigos e palavras diversas, baseia sobre regras e leis de combinação permitindo que a mensagem seja passada de maneira compreensível. É provável que o a mensagem não seja totalmente compreendida ou parcialmente se tentar ser passada de forma incomum às regras previamente estabelecidas. Sendo como escrever uma frase onde as palavras estão fora de ordem e esperar que a outra pessoa entenda exatamente o que quis dizer. Podemos citar como exemplo básico de língua os diversos tipos de línguas faladas ao redor do mundo, como a língua portuguesa, língua inglesa, chinesa entre outras.

Segmentos vocálicos

Ditongos

O ditongo é quando dois sons vocálicos (vogais) estão juntas na mesma sílaba. Como por exemplo, (peixe, saudade e paixão). Pode ser classificado de duas formas, ditongo crescente ou decrescente, ditongo oral ou nasal.

Para compreender a classificação de crescente ou decrescente, temos que saber distinguir uma vogal de uma semivogal.

Toda vez que uma vogal está sozinha na sílaba, ela classifica-se como vogal, mas quando ela está junto a outra vogal ela pode ficar em menos evidência, mais “fraca” ou “escondida”, estas são as chamadas semivogais.

Ditongo crescente é quando há na sílaba a junção de semivogal + vogal.

Ditongo decrescente é quando, na mesma sílaba, junta-se vogal + semivogal.

Para entender o que é um ditongo oral (quando há uma junção de duas vogais orais na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com