TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Libras

Por:   •  15/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

UNIDADE – BOA VIAGEM –

LICENCIATURA EM LETRAS

LIBRAS

A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA PRÁTICA DOCENTE

O processo de ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais em suas práticas docente e pedagógica movimenta diversos estudos na área de educação e formação de professores em geral. Existe uma complexidade referente a cada especialidade que atendem as necessidades individuais de cada profissional. Exige um esforço pessoal dos mesmos, dedicação e interesse em aprender pedagogicamente uma nova língua que atue efetivamente em sua docência, diante da realidade de se ter um aluno surdo em sala de aula, muitos repassam esta responsabilidade a terceiros, não se sentem preparados e com tempo disponível para se especializar na área.

A partir da inserção da disciplina de Libras – Língua Brasileira de Sinais no currículo de formação dos professores, os meios referentes à educação de surdos, estruturação e estratégias pedagógicas ainda não é contemplada, pois são diversas as causas que justificam as práticas de exclusão, desde a falta de formação de professores e educadores, que estando preparados saberiam como sobressair de uma situação envolvendo alunos com deficiência auditiva.

O educador ajuda a formar uma sociedade a partir de si, porém é necessária a realização de práticas que incluam aspectos técnicos, humanos, sociais e políticos, envolvendo valores, interesses, necessidades. As mesmas são diversas, existe a necessidade dereconhecer no outro o direito de ser diferente. A sociedade, em todas as culturas, atravessou e atravessa diversas fasesreferentes às práticas sociais, o conhecimento que ela valoriza não se abre a novos conhecimentos, a subdivisão em áreas especificas é uma grande barreira a ser enfrentada por aqueles que pretendem inovar a escola.

Devemos questionar o que nos é imposto desde os primeiros passos de nossa formação escolar e que prossegue nos níveis de ensino mais graduados. Toda a trajetória escolar precisa ser repensada, o conhecimento evolui muito com o passar dos anos, é necessário acompanhá-lo para não ficarmos retidos no tempo. A formação docente relacionada à educação de surdos no Brasil é fundamentada pelo Decreto 5626/2005 que dentro de atribuições, alega formação para o ensino de Libras nas séries finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio, e na educação Superior sejam realizadas em cursos de graduação, Superior, viabilizando a formação Bilíngue. Libras/Língua Portuguesa (BRASIL, 2005).

O sentido da cultura é mais forte entre aqueles que a linguagem gestual é o seu idioma principal, vincula-se linguisticamente mais que outros fatores devido ligar os membros dessa comunidade. Socialmente o caráter da cultura surda pode ser comparado à da cultura surda Afro-americana, em respeito ao seu patrimônio cultural e social, há um sentimento de orgulho entre os surdos, eles gozam do estatuto de minoria cultural e linguística. É um modo de vida. Nas últimas décadas, a linguagem tem desempenhado um papel cada vez mais centralizador na unificação cultural da comunidade surda. Muitos surdos comunicam-se fluentemente entre si, desenvolvem auto-estima consideram-se “capacitados”, e têm bom desempenho acadêmico, social e espiritual.

Todavia visando um empenho maior, o Presidente da Republica, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição. Regulamenta a Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. -Lei Federal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com