TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Do PPP

Ensaios: Analise Do PPP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

Na área da educação há grande preocupação sobre melhores e mais atraentes formas de transmitir conteúdos, maior participação dos membros da comunidade escolar para que a escola se torne independente e democrática. Nesse contexto é que o Projeto Político Pedagógico se torna uma ferramenta importante nesse processo de tornar a instituição um lugar de formar e educar cidadãos conscientes.

Buscamos uma instituição escolar para conhecer seu Projeto Político Pedagógico, que preocupadas com a formação do seu alunado, busca melhores formas de educação e métodos consistentes para preparar esses indivíduos para a sociedade.

Nesse trabalho, vamos conhecer melhor o Projeto Político Pedagógico dessa instituição, especificamente no que se trata do Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano), em como ela é direcionada para a comunidade escolar e se está sendo cumprida no dia a dia de forma respeitosa e verdadeira.

2 DESENVOLVIMENTO

Em todas as épocas houve pensadores e movimentos expondo quais seriam os melhores métodos para a educação e transmissão de conteúdos. Baseado nessas leituras entende que para essa idealização

se tornar possível deve haver envolvimento de todos da comunidade escolar de forma democrática para planejar o melhor pra instituição, surgindo assim, uma ferramenta muito importante, o Projeto Político Pedagógico.

“O PPP define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade” (Noemia Lopes).

2.1 A ESCOLA

Assim, é importante complementar, que o Projeto Político Pedagógico deve ser um planejamento participativo e democrático com o envolvimento de pais, gestores, professores e alunos em conformidade com a realidade em que a escola e seus participantes se encontram.

Analisamos o Projeto Político Pedagógico de uma escola da região metropolitana de Curitiba/PR, que é juridicamente classificada como escola privada, onde os alunos pagam mensalidades e sua retenção de tributos é de Cooperativa Educacional. Ela é conveniada com uma grande rede de ensino que se localiza na capital do Paraná. Conta com um corpo de profissionais especializados entre psicólogo, professores, monitores além da parte administrativa para o atendimento de alunos do Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Devido ser uma cooperativa há cinco membros da mantenedora que ocupam cargo da diretoria. “As decisões são tomadas de forma coletiva”.(Pedagoga “A”)1

Segundo a introdução do documento da

escola em questão, desde que escola foi fundada, seu projeto pedagógico tem como referencial teórico–metodológico a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional, Lei 9394/96, as Diretrizes Curriculares e Parâmetros Curriculares para o ensino fundamental e médio, também de acordo com a solicitação da Secretaria de Educação do Paraná. “Participa da elaboração do Projeto Político Pedagógico dessa escola, Pedagogos, funcionários, professores, pais e alunos, estes representados pela assembléia”, enfatiza a Pedagoga. Baseados nos estudos desse semestre, o projeto conta com todos os itens necessários para a identificação física e metodológica da escola. “Esse ano nosso PPP foi elaborado na Filosofia da Cooperação e embasado pedagogicamente nas orientações do Sistema de Ensino Dom Bosco, na qual somos conveniados o que consiste no fundamento de desenvolver o senso de responsabilidade e crítico do aluno, também a curiosidade, criatividade, solidariedade e respeito considerando a realidade e faixa etária de cada um” diz a Pedagoga “A”.

O Ensino Fundamenta II encontra-se no período da manhã, seu currículo é organizado por disciplina onde o professor vai até a sala, contam como meios didáticos livros dentre outros elementos e projetos inclusive os interdisciplinares. A abordagem psicológica

que fundamenta as práticas pedagógicas dessa escola baseia-se em Piaget na Psicologia Cognitiva.

A escola tem projetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com