TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DA ATIVIDADE DE ESTÁGIO

Por:   •  8/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.444 Palavras (10 Páginas)  •  2.017 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2

2 DESENVOLVIMENTO 3

2.1 LOCALIZAÇÃO DO ESPAÇO 3

2.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 3

2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO 3

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO ESPAÇO .........................................................4

4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DA ATIVIDADE DE ESTÁGIO .................4

3 CONCLUSÃO 09

REFERÊNCIAS..................................................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Este documento denomina-se Relatório de Estágio, insere-se no âmbito da disciplina de Contextos e Espaços Educativos, integrada no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

O Estágio Observatório não formal, é uma referência para a formação de professores na área de Pedagogia, pois visa o conhecimento e aprendizado em ambientes não escolares. “O estágio pode ser definido como uma experiência de formação estruturada e como um marco fundamental na formação e preparação dos alunos para a entrada num mundo profissional” (MARIANO, 2015, p.1).

Esse Estágio ocorreu entre os dias 19 de julho a 25 de julho, sendo a visita do espaço no dia 15 de julho na instituição AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), pela aluna Eliane Oliveira, a qual observou o treino de vôlei durante esse período.

O presente trabalho visa fortalecer a relação de observação teórica e prática no vôlei, baseado no principio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na vida acadêmica, profissional e pessoal. Através desse viemos apresentar como acontecem as aulas, e a forma que é repassado aos alunos para ensinar, seja no vôlei masculino ou feminino.

Antes do jogo é feito muito alongamento (principalmente por ser uma época de bastante frio e por ser a noite), e muita atividade para aquecer o corpo, pois o voleibol precisa-se de muita flexibilidade, e é uma boa atividade para quem gosta de exercícios físicos e para melhorar a saúde. Pesquisas médicas demonstram que boa parte da falta de saúde é causada pela inatividade física.

A observação desse estágio é de grande importância para que possamos ter consciência da realidade dos alunos e professores, e sabermos que existem vários meios de se aprender, e que não é apenas em escolas que adquirimos conhecimentos. O estágio em realidades diversas como temos efetivado, é de grande riqueza cultural e para um bom futuro profissional.

O presente Relatório de Estágio Contextos e Espaços Educativos é um relato das atividades desenvolvidas durante o período em que estivemos em campo a fim de observarmos como funciona um espaço de educação não formal. Observarmos como são desenvolvidas suas respectivas atividades, o corpo de profissionais envolvidos no programa, como os alunos se vêm e são visto neste contexto e qual a visão de mundo, de sociedade e de sujeito da instituição.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 LOCALIZAÇÃO DO ESPAÇO

A Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) encontra-se em Pato Branco- Paraná, no Bairro Jardim Floresta, Rua Ivaí, nº 800, telefone: (46)3223-1302. Possui uma grande área de preservação permanente. É em um bairro afastado do centro da cidade.

2.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

A AABB, está aberta ao público entre as 08:00 horas até as 23:30 horas, o qual possui atividades diferenciadas para todas as idades.

2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO

É aberto para todas as idades e todas as pessoas, podendo ir a família passear nos fins de semana, e as crianças podem passear nas trilhas, tem pesca, parques, jogos diferenciados como futebol e voleibol e natação.

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO ESPAÇO

AABB é a sigla de Associação Atlética Banco do Brasil, que é uma associação fundada para os funcionários do Banco do Brasil.

A AABB possui associados, que são os funcionários do Banco do Brasil e seus familiares, de diversas faixas etárias, e classes sociais. O clube oferece diversas atividades esportivas, entre elas, natação, futebol, vôlei, tênis, judô e sinuca. Para integração dos funcionários aposentados, são realizados campeonatos de atletismo, futebol e sinuca.

Nas sedes da AABB também são realizados eventos sociais, culturais e esportivos, como bailes de debutantes, casamentos, confraternizações, shows dançantes, apresentação de coral, e lá mesmo é preparado almoço ou jantar em comemoração as conquistas.

Através do professor aprendemos que existem várias formas de aprender, seja ela em sala de aula ou fora, de forma divertida e até mesmo que se pode aprender em ambientes abertos.

A atividade física envolvida nesse jogo é grande, o que além de tudo ajuda a manter a saúde e o nível de qualidade de vida ampliada.

Existem torneios e competição entre as sedes vizinhas e até mesmo nacionais, o que faz com que os participantes sejam mais motivados ainda no que fazem.

4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE

O local em que a sede está localizada é um pouco retirada da cidade, na zona sul, o lugar é amplo com quadras desenvolvidas especialmente para a atividade de volei, com arquibancadas e banheiros, e já adaptadas para alunos com deficiências. O aspecto relevante que podem contribuir com atividades pedagógicas dos participantes quanto à estrutura física do espaço observado é o fato da instituição conta com um ótimo espaço de lazer com área verde que podem ser explorado com atividades teatrais e de simulação tais como precisamos no nosso período de observação.

Possuía grande número de bolas e redes para ser feito o acompanhamento e exercicios iniciais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com