TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica do ambiente físico

Por:   •  10/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 5

2. Análise crítica do ambiente físico

a) A localização da escola é compatível com o acesso da clientela?
Sim, é compatível, pois está localizada no Bairro Centro, permitindo assim o fácil acesso para quem mora nas proximidades.

b) O espaço físico da escola está adequado à sua proposta pedagógica?
Em termos. Ao mesmo tempo em que a estrutura da escola oferece rampas de acesso ((que abrangem o bloco A, onde está localizada a secretaria, a biblioteca, sala da direção e dos professores, banheiros e sala de vídeo) aos portadores de deficiência física, conta com blocos de salas de aula onde o único acesso é por escadarias, impedindo a locomoção de uma cadeira de rodas, por exemplo .

c) A relação entre número de alunos e espaço (área) é adequada nas salas de aula, no pátio, na biblioteca, no laboratório e em outras dependências?
Sim, em geral o espaço é adequado ao número de alunos. As salas de aula comportam até 40 classes, sendo que a matrícula máxima de uma turma é de 35 estudantes; o pátio é amplo, porém, poderia ainda ser maior considerando que a escola oferece séries inicias, que obviamente necessitam de maior espaço na realização de brincadeiras e atividades físicas; a biblioteca é composta por várias estantes e mesas para estudos, ideal para quem deseja usá-la; os laboratórios, tanto de ciências quanto de informática, estão bem estruturados e suprem as exigências.

d) Há salas-ambientes? Elas atingem suas finalidades?
Não, a escola ainda não conta com estes espaços. Apenas possui área coberta, onde os estudantes permanecem durante o intervalo e em momentos de socialização.

2.1 Quanto à utilização da biblioteca, do laboratório ou de outras dependências:

a) Que atividades são desenvolvidas?
Na biblioteca ocorre a troca constante de livros de literatura. Nos laboratórios de ciência e informática, acontecem, respectivamente, a realização de experiências científicas e do uso da Internet, o que possibilita aos alunos e professores um amplo material de trabalho para pesquisas e afins. A sala de vídeo é usada para assistir filmes, vídeos e documentários que complementam o currículo escolar.

b) Quem utiliza essas dependências e com que frequência?
Quem utiliza-os são alunos, juntamente com seus professores responsáveis. A frequência do uso dos espaços varia de acordo com o planejamento do docente.

c) Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos?
Sim, e este aspecto se deve principalmente pela organização que é feita pela escola: no momento em que desejam usar os espaços, os professores devem, com antecedência, comunicar a secretária, que irá reservar o local desejado conforme data e hora escolhidos. Sendo assim, não ocorrem disputas e os recursos conseguem ser utilizados e aproveitados da melhor maneira possível, por todos.

d) Que aspectos mereceriam suas críticas ou elogios?
Assim como citado acima, a questão da organização é a que merece o maior elogio, pois funciona muito bem. Os ambientes estão sempre limpos, possuem ótima climatização e atendem as necessidades.

e) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?
No momento, não.

3. Características da gestão escolar

a) Como foi a participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar?
A elaboração do PPP (Plano Político Pedagógico) foi discutida numa reunião de professores, seguida da aprovação de pais e alunos.

b) Existe um conselho de escola ou órgão semelhante? Como funciona? Que decisões relevantes têm tomado? Os alunos participam? E os pais?
Sim, existe um conselho escolar que é composto por professores, pais e alunos, que possui a finalidade de aprovar e/ou discutir fatos que podem ser considerados de muita importância, como, por exemplo, a suspensão de um aluno. Já o CPM (Círculo de Pais e Mestres) atua na resolução estrutural da unidade escolar, responsável pelas promoções (rifas e eventos).

c) Documentos como proposta pedagógica, regimento escolar entre outros propiciaram, na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade escolar (interna)?

Sim. A partir da proposta e do regimento, foi criada a filosofia da escola, que serve como base para nortear o funcionamento da instituição.

d) Há comentários relevantes sobre outros aspectos?
Há uma boa aceitação por parte da comunidade quanto ao trabalho oferecido pela escola.

4. Organização administrativa e pedagógica

a) Como é a estrutura organizacional da escola (essa pergunta deve ser respondida com a apresentação do organograma)?

b) Quais os cursos oferecidos, número de classes, horários? Como são tomadas as decisões em relação a esses aspectos e ao calendário escolar?
São oferecidos pela escola: séries inicias (5 turmas), ensino fundamental  (4 turmas, de 6º a 9º ano) e ensino médio (três primeiros anos, três segundos e dois terceiros), que funcionam das 7h às 12h na parte da manhã; das 13h às 17h20min durante a tarde e das 19h às 22h50min, no turno da noite.
As decisões perante esses aspectos são tratadas em reuniões administrativas pedagógicas, sendo estas em conjunto pelo corpo docente. Neste momento levam em consideração o calendário escolar municipal – já que os alunos do ensino médio dependem do transporte escolar oferecido pela prefeitura -, além de obedecer as propostas da Coordenadoria Regional de Educação (2ª CRE/São Leopoldo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com