TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de um micro conto

Por:   •  5/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Fernando Morgão Filho

RA: 1411121

Trabalho de PCC

Análise de um microconto

 “Ah, é?” da autoria de Dalton Trevisan.

Ah, é?

Mal a pobre se queixa:

- Ai, que vida infeliz.

Ele a cobre de soco e pontapé.

- E agora? Está se divertindo?

Apanha ela (grávida de três meses) e apanham as cinco pestinhas. Uma das menores fica de joelhos e mão posta:

- Sai sangue, pai. Não com o facão, paizinho. Com o facão, dói.

Ponto de vista empregado: Usa de exagerada economia de linguagem, realizando a façanha de muito dizer, pouco falando e técnicas de sugestão que levam o leitor à co-autoria do texto.

Personagens: O que acontece na maioria dos microcontos, o personagem não é determinado. Aqui se aparenta Pai, Mãe, e filhos.

Tom da narrativa: Usando a terceira  pessoa do singular, o sujeito da narrativa fica aberto para ser qualquer pessoa ou o próprio leitor. (Muitos dos ditos minicontos são, na verdade, tiradas líricas). Narratividade. Não é uma mera vinheta, cena ou parte final de uma piada. Pode haver um slogan ou um final aberto, porém é possível identificar elementos narrativos como personagens, problema, clímax e resolução. Como em qualquer texto, requer-se certa familiaridade com seu contexto.

Figuras de linguagem: O microconto sempre trabalha com narrações inteiras subentendidas em pequenos contextos e ações que dependem da superinterpretação do leitor. No caso esse é um texto irônico.

Tema da narrativa: Violência domestica. (Muitos dos ditos minicontos são, na verdade, tiradas líricas). O Miniconto, também chamado de microconto ou nanoconto, ele apresenta uma narração dentro de apenas uma linha. A ideia é que no mínimo de palavras possíveis, seja apresentado todo um contexto e uma ação em torno do pouco que é revelado por aquelas palavras.

 Identifique qual o conflito social apresentado ao longo do conto: Família não planejada e desestruturada. Com muita pontuação e dialogo, o miniconto apresenta um panorama, de uma família com problemas sociológicos, trágico, um homem cruel, que pune de uma maneira de psicopata, como está subentendida a esfera do dano, em que há agressões na mulher e filhas.

Ciências Sociais (relação indivíduo e sociedade): “Durkeim afirmou que nenhuma sociedade esta livre do crime. Como ela é feita de um conjunto de instituições que pressupõe a existência de regras para a convivência coletiva, o crime é normal, é um padrão social”.

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (Diferenças individuais): O comportamento do personagem masculino. O comportamentalismo ou ciência do comportamento humano surge a partir de J.B.Watson (1878-1958), em oposição aos funcionalistas, e propõe uma psicologia cujo objeto de estudo se desloca da mente e passa para o comportamento e suas interações com o ambiente. Como quaisquer outros animais, os indivíduos humanos nascem dotados de impulsos, emoções, instintos e desejos herdados da natureza.
O comportamento do personagem demonstra uma agressividade, um fato chocante, um desequilíbrio mental, falta de cultura e um fato social criminoso. O comportamento das personagens femininas: Se subentende que são todas mulheres da casa que se submete ao homem, que a cultura, a criação, a educação vem do homem da casa.  A teoria de Piaget distingue quatro aspectos fundamentais:
1. Conteúdo: refere-se aos dados comportamentais, ou seja, aquilo que o individuo sempre esta pensando, ou como ele resolve um problema.                                           2. Estrutura: é um conceito nitidamente biológico. O desenvolvimento da inteligência é afetado por fatores biológicos. Um dos quais é a transmissão hereditária. A estrutura psicológica advém gradualmente á criança através das interações com o objeto. Uma estrutura biológica é composta por esquemas.
3. Esquema: é uma espécie de padrão de comportamento ou uma ação que se manifesta com ordem e coerência.
4. Função: tendências básicas: adaptação e organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (176.3 Kb)   docx (117.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com