TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de um micro conto

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Zenaide Alves de Souza Scolari

Letras/Inglês

RA: 1414861

Trabalho de Prática Como Componente Curricular

Análise de um microconto

Polo Tangará da Serra-MT

2014

Sumário

1- Introdução

2- Desenvolvimento

3- Considerações finais

4- Referências Bibliográficas

1. Introdução

“Ah, é?” -  Dalton Trevisan

 

Ah, é?

Mal a pobre se queixa:

- Ai, que vida infeliz.

Ele a cobre de soco e pontapé.

- E agora? Está se divertindo?

Apanha ela (grávida de três meses) e apanham as cinco pestinhas. Uma das menores fica de joelhos e mão posta:

- Sai sangue, pai. Não com o facão, paizinho. Com o facão, dói.

Dalton Trevisan é considerado um dos melhores contistas brasil        eiro da atualidade. Em  seus contos, traz uma linguagem coloquial, beirando ao chulo e um vocabulário bem restrito. A narrativa é direta, e as cenas descritas são flashes do cotidiano.

Com muita pontuação e diálogo o miniconto “ Ah, é?”, de Dalton Trevisan,  apresenta a história de uma família com problemas sociológicos e comportamentos agressivos.

O autor trabalha o miniconto com  narrações  subentendidas  em pequenos contextos e ações que dependem da interpretação do leitor.

Com uma linguagem carregada de subjetividade, fica por conta do leitor, a tarefa de preencher as elipses narrativas e entender a história por traz da história narrada.

2. Desenvolvimento

Ponto de vista empregado: Tem-se a representação da violência nas relações afetivas, revelada pelas agressões do   homem à mulher e crianças.

 A família, como lugar de proteção e cuidado é, em muitos casos, um mito. Muitas crianças e adolescentes sofrem ali suas primeiras experiências de violência: a negligência, os maus-tratos, a violência psicológica, a agressão física, o abuso sexual. (BOCK, 2002).

Personagens: No conto temos dois  personagens  centrais e seus problemas conjugais, que são a mulher grávida e o marido. Os demais personagens são as cinco crianças.

Tom da narrativa: Temos o narrador observador em terceira pessoa, que não participa da história, se limitando apenas a narrar os fatos na medida em que eles acontecem.

Figuras de linguagem: O autor faz uso de várias figuras de linguagem como metáforas, ironia e elipse,  com a intenção de tornar o texto mais conciso e coerente.

Tema da narrativa:  Trevisan apresenta em seu conto temas como  a violência e a infelicidade familiar.

Podemos perceber que a obra aborda  situações criticas da realidade, vivenciada por crianças e mulheres.

Conflito social:  Família desestruturada e mal planejada. A mulher se revela com um comportamento submisso ao homem, cuida do lar e dos filhos . O homem demonstra um comportamento totalmente agressivo e machista.

Todos nós comportamos de maneira diferente, seja por herança genética, ou por costumes, cultura ou tradições. Nosso comportamento é diariamente influenciado pelas pessoas  que nos cercam e pelo ambiente em que vivemos. (Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com