TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hermenêutica jurídica- Filmes: Um conto chinês, a vida dos outros e testemunha de acusação

Por:   •  3/4/2017  •  Resenha  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 5

HERMENÊUTICA JURÍDICA

UM CONTO CHINÊS:

O filme demonstra a relação existente entre um argentino, de vida pacata, desprovido de relações sociais intensas e de um chinês, perdido na Argentina, em busca de parentes, após um trágico acidente me seu país. A maior dificuldade de Roberto era a comunicação com Jun, o chinês, além da convivência entre ambos, tendo em vista os costumes do argentino.

Dessa forma, os dois cidadãos não conseguem se entender, de maneira que Roberto fica limitado em relação à tarefa de auxílio ao chinês, já que não conhece a sua história, ou mesmo pistas referentes ao paradeiro de sua família.

Há uma facilitação com a ajuda de determinado entregador de pizza , que permite um mínimo de troca entre os personagens, que inclusive descobrem a existência de relação entre os seres tão distintos: Roberto coleciona notícias de acidentes inusitados e o que leva Jun até a Argentina é justamente um fato inusitado.

O entendimento relacionado à interpretação/ aplicação do Direito, se faz no relacionamento existente entre as partes conflitantes, em que estando em polos diferentes, confrontantes, os sujeitos do processo não se entendem, não se comunicam.

Assim, fica claro o papel do profissional da advocacia quanto à transmissão ao juiz das demandas da parte , com o intuito de levar para o magistrado todas as bases argumentativas para as solicitações apresentadas.

Coma a finalidade de ser proferida uma decisão mais lúcida possível, o magistrado deve entender e conhecer todas as “verdades” presentes no ambiente processual. Pra que isso ocorra, é necessária a compreensão da demanda trazida pela parte, por meio de seu procurador, que deve ter

esclarecido todo o conjunto de argumentos de seu cliente, de forma a reproduzir de maneira fiel a pretensão da parte.

A VIDA DOS OUTROS:

O filme conta a história de um casal (um dramaturgo e um atriz) e de um agente a serviços do governo, em uma Alemanha em período de guerra, dotada de todo o aparato estatal de vigilância a qualquer ato ou disseminação de ideias contrárias ao pensamento estatal.

O agente Wiesler é responsável por controlar a vida do casal alemão, inclusive sob os mais íntimos aspectos, com o intuito de descobrir ou confirmar a suspeita do envolvimento dos artistas com o comunismo. O ápice da trama se inicia no momento em que o representante do Estado passa a admirar de forma singela as obras escritas pelo dramaturgo, assim como a sua vida e postura frente à situação do país.

A partir disso, Wiesler vê-se em um dilema entre reportar tudo o que o casal pensa a respeito do governo e em apoio ao regime comunista ou omite essas valiosas informações, tendo em vista a conhecida represália que eles sofreriam. O fato é que o investigador omite cada vez mais informações ao seu comando e na mesma proporção, reconhece a plausibilidade do pensamento contrário ao adotado pelo seu governo, através do conhecimento da rotina de determinado casal.

Dessa forma, transportando a lição do filme para a interpretação comunicativa do Direito, infere-se pela importância do conhecimento do pensamento/argumento distinto àquele que exaltamos, defendemos.

Para um juiz proferir uma sentença dotada de razoabilidade e convicção, ele precisa ter a clareza dos fatos relacionados a ambas as partes. Essa ideia é perceptível na estrutura oral de um processo, quando em sustentação , a parte expõe os seus fundamentos e o juiz, imparcial, a escuta om atenção e espera a outra parte com o mesmo interesse e cautela

dispendidos no primeiro caso, de maneira a buscar a maior elucidação possível dos acontecimentos para a produção de decisão condizente com a energia aplicada.

TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO:

O filme relata um assassinato, de autor desconhecido, mas com um suspeito na maior parte da trama, em virtude de evidências colhidas. Outro importante personagem é a esposa do suspeito, seu único álibi, a qual aceita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com